Cotidiano

Deputados da CPI da Saúde fazem vistoria surpresa na Maternidade 

Vistoria apurou falta de aparelhos e papel toalha para higienização


Deputados Estaduais, membros da CPI da Saúde, realizaram uma visita na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth para apurar denúncias de desabastecimento, falta de leitos suficientes e falta de aparelhos. A visita surpresa ocorreu na tarde dessa quarta-feira (18) e foi feita pelos deputados Nilton da Sindpol (Patriota), Lenir Rodrigues (Cidadania), Renato Silva (Republicanos) e Jorge Everton (MDB).

A Folha de Boa Vista teve acesso à visita junto aos deputados e averiguou aparelhos sucateados, uma cama quebrada sendo reutilizada, aparelhos com monitores queimados, fungos e infiltrações nas paredes, além de portas quebradas. Em uma das alas, as pacientes estavam internadas sem leitos e tomavam medicação sentadas em cadeiras.

Também durante a inspeção, pacientes foram ouvidas e relataram a situação do Hospital Materno Infantil. “Todas as vezes que o medicamento da minha filha está disponível, não tem médico pra aplicar o remédio. Está faltando uma bomba de infusão utilizada para diluir os remédios; e também está faltando papel toalha e material que a gente usa para esterilizar as mãos”, disse uma das pacientes aos deputados.

O deputado Jorge Everton (MDB) informou que a visita foi solicitada pelo deputado Renato Silva (Republicanos), após denúncias serem veiculadas pela Folha de Voa Vista, além de demandas que os deputados têm recebido. 

“Como retornamos apenas hoje, nós estamos verificando in loco a situação da Maternidade. Iremos dar continuidade ao trabalho da CPI. As pessoas estão intimadas para serem ouvidas e buscarem atendimento. E estamos buscando, junto com o secretário de Saúde, que apresente um plano de trabalho referente à Sesau”, informou.

O relator da CPI completou ainda que os membros da comissão vão elaborar um relatório sobre o que foi visto e vão aguardar receber algumas informações solicitadas junto ao Governo do Estado, completou.

O deputado Renato Silva (Republicanos) adiantou que foi possível apontar algumas irregularidades, dentre elas, a falta do funcionamento de um equipamento de esterilização, sendo necessário material para esterilizar no Hospital Geral de Roraima, e denúncias de cancelamento de cirurgias e óbitos de mães e crianças.

 “Muitos equipamentos enferrujados, salas sem funcionar, porque não há equipamento. As portas estão caindo. O local, está claro que não oferece condições de trabalho. Muitos médicos estão abandonando seus postos por não ter qualidade de serviço. Realmente, o Governo do Estado tem recursos para fazer um bom trabalho, só não está tendo a gestão necessária. Teremos que agir mais rigorosamente para ter um resultado melhor”, declarou Silva.

Parlamentares vão solicitar cópias de novos contratos à Sesau


A CPI da saúde fez reunião pela manhã, logo após sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa (Foto: Jader Souza e H. Emiliano)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, deputado Coronel Chagas (PRTB), informou que serão convocados o ex-secretário de saúde, Allan Quadros Garcês, que foi exonerado na última sexta-feira (14), e o adjunto Francisco Monteiro, que está interinamente na pasta. “Há notícias publicadas na imprensa que a exoneração se deu dois dias após ele informar que estava auditando alguns contratos daquela pasta”, explicou Chagas.

Os deputados afirmaram que mesmo durante o recesso parlamentar, não pararam de analisar os 20 processos referentes aos últimos cinco anos de gestão da pasta. Na reunião, o relator da CPI, Jorge Everton (MDB), solicitou uma oitiva na primeira semana de março, com fiscais, coordenadores e pregoeiro de mais um processo referente a 2015.

“A CPI não parou, nós continuamos analisando os processos. Cada deputado ficou com um processo, fez uma análise prévia. Já solicitei oitiva de coordenadores, fiscais e pregoeiro, para que a gente possa dar andamento no material colhido e fazer diligências”, explicou o relator.

Na reunião, os deputados analisaram documentos solicitando da Sesau, cópias de contratos com uma empresa terceirizada e um levantamento de profissionais de saúde com atuação desde 2015. Os parlamentares frisaram que a CPI também analisará demandas atuais e, para isso, reforçará as diligências nas unidades de saúde para ouvir a população. Também está prevista visita para apurar a situação dos detentos na Penitenciária Agrícola Monte Cristo, devido à repercussão de notícias do histórico de doenças e possível precariedade no atendimento. No encontro estavam presentes os deputados Nilton Sindpol (Patri) como vice-presidente, Soldado Sampaio (PC do B), Lenir Rodrigues (Cidadania), Renato Silva (Republicanos). Também faz parte da comissão o parlamentar Evangelista Siqueira (PT).

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde esclarece que a Direção Geral do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth prestou toda a assistência à Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Assembleia Legislativa.

“Na tarde desta terça-feira, 18, a Direção recebeu os parlamentares e durante a visita na Unidade prestou todos os esclarecimentos necessários, incluindo o acompanhamento da vistoria nos setores CME, Centro Cirúrgico e nas salas de parto. A Sesau reforça que seguindo a orientação do governador Antonio Denarium, de realizar uma gestão transparente, esclareceu todas as dúvidas dos deputados em relação ao atendimento prestado na Unidade. Vale ressaltar que apesar de todas as dificuldades o Governo de Roraima, por meio da Sesau está empenhado em reconstruir a saúde roraimense, incluindo a reforma e ampliação da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth”.

A nota também informa que foi aberto processo para aquisição de equipamentos médico-hospitalares, incluindo autoclave, eletrocautério, monitores, bombas de infusão, incubadoras, ultrassom, sonares, além de insumos e medicamentos.

“A Sesau ressalta ainda que está em fase de planejamento a execução de um projeto para reforçar a humanização dos profissionais e melhorar ainda mais o acolhimento das pacientes.”