Cotidiano

Deputados estaduais fazem diligência na Setrabes

A visita técnica faz parte do cronograma elaborado pela Comissão que investiga os contratos da Sesau

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde
, os deputados estaduais Coronel Chagas (PRTB), Nilton do Sindpol (Patriota) e Jorge Everton (MDB) fizeram diligência na manhã desta terça-feira, 1º, na Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

A CPI investiga contratos licitatórios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e de acordo com o presidente da comissão, deputado Coronel Chagas, 38 locais que prestam serviços de saúde, sendo 24 na capital e 14 no interior passarão por visitas técnicas.

 “Montamos um cronograma que teve início ontem. A Setrabes possui médicos em seu quadro que prestam serviços em unidades como, o Centro Sócio Educativo, Abrigo de Idosos, Casa da Mulher, entre outros, por isso viemos até aqui para pegar cópia das escalas desses profissionais para saber se de fato elas estão sendo cumpridas”, explicou Chagas.

O vice-presidente da CPI, deputado Nilton do Sindpol, explicou que o trabalho é para fiscalizar se os valores dos contratos condizem com a realidade dos serviços prestados.  

“Esse trabalho é essencial para que possamos comparar os valores que estão nos contratos, e como está a escala dos médicos que atuam nessas unidades, assim como a aquisição de material hospitalar, para que possamos confrontar esses dados e saber o verdadeiro valor que eles contratos deveriam custar aos cofres públicos”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, a saúde pública não pode mais continuar no caos. “O que vemos são contratos com valores exorbitantes em um estado que vive de Fundo de Participação, e não podemos admitir que a saúde continue da forma que está, temos que dar essa resposta a sociedade, pois todos nós pagamos essa conta”, frisou.

A CPI também é formada pelos deputados Evangelista Siqueira (PT), Renato Silva (Republicanos), Soldado Sampaio (PC do B) e Lenir Rodrigues (Cidadania).