Cotidiano

Dermatologistas fazem mutirão de atendimento no Coronel Mota

A ação com todos os dermatologistas do estado será realizada no dia 7 de dezembro, a partir das 7h, no Hospital Coronel Mota

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 165 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura, mas se não tratado pode levar a óbito.

Em Roraima uma ação com todos os dermatologistas do estado será realizada no dia 7 de dezembro, a partir das 7h, no Hospital Coronel Mota. Este ano, a ação contará com a participação de dois oncologistas.

De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foram registrados 1.431 casos de câncer, dos quais 835 eram de pele, um total de 58,3%.

Para a coordenadora da ação, a dermatologista Ana Paula Vitti, a campanha deve ser ainda mais reforçada em Roraima, já que 58, 3% dos casos totais de câncer registrados no estado são de pele.  

Segundo a especialista, devido o estado estar localizado sob a linha do Equador, as condições climáticas fazem que as incidências dos raios ultravioletas A e B sejam mais agressivas na região.

“Da infância até os 18 anos de idade, é quando o cuidado com a pele deve ser ainda mais intenso e crucial para evitar o desenvolvimento de um câncer de pele, o cuidado deve ser tomado pelos pais ao longo de todo o crescimento da criança, sempre prevenindo insolações e outros contatos agressivos com o sol” explicou.