Cotidiano

Descarte indevido de lixo causa obstrução na rede de esgoto

Frequentemente, os técnicos têm se deparado com resíduos que não deveriam ser despejados nos ralos ou diretamente na própria rede

Com o início do período chuvoso, diariamente, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que tem recebido demandas relacionadas a problemas na rede de esgotamento sanitário. E, frequentemente, os técnicos têm se deparado com resíduos que não deveriam ser despejados nos ralos ou diretamente na própria rede.

A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elisângela Rodrigues, explica que, somado à precipitação pluviométrica e aos furtos das tampas dos Poços de Visita da empresa, parte da obstrução da rede é provocada pelo uso indevido por parte dos usuários.

“Com o furto das tampas dos Poços de Visita é comum encontrarmos sacolas plásticas, latas, garrafas e outros materiais como redes de nylon e até mesmo peças de aço ou ferro. A limpeza e manutenção nestes casos tomam tempo e elevam os gastos da empresa, que poderiam ser direcionados a outras melhorias no sistema da Companhia”, explicou Elisângela.

Segundo a diretora, óleo de cozinha, pontas de cigarro, cotonetes, fios de cabelo e absorventes íntimos lideram a lista de produtos ou objetos que são descartados de forma incorreta e acabam entupindo a tubulação.

Todos estes materiais devem ser descartados no lixo, com exceção do óleo de cozinha, que pode ser armazenado em garrafas pets e entregue nos pontos de recolhimentos, ou na própria sede da Caer, no bairro São Pedro, para que seja doado às igrejas e cooperativas que produzem sabão.