Cotidiano

Detentos da Penitenciária Agrícola recebem visitas virtuais

Mas de 300 pessoas foram cadastradas para os encontros virtuais

Com o início da pandemia em março de 2020, as visitas presenciais na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) foram suspensas. Para diminuir as distâncias entre os familiares e reeducando do sistema fechado, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-R) realiza todas as terças-feiras videoconferência entre as partes envolvidas. A equipe da DPE acompanha e auxilia na transmissão.

O projeto é uma forma de que os entes queridos compartilhem notícias e resgatem vínculos familiares, uma vez que os assistidos estão sem receber visitas presenciais há mais de um ano, devido à pandemia do novo coronavírus. Nas três últimas terças feiras, mais de 90 reeducandos já passaram pelo projeto.

Cerca de 300 famílias realizaram o cadastro e aguardam o dia agendado. Cada terça-feira é inscrito 30 reeducandos, número que dar para atender com os atuais recursos tecnológicos e de pessoal disponível. No dia da visita, é enviado às famílias o link para a videochamada. Na PAMC, o preso é encaminhado para uma sala individualizada.

“A ação é de extrema importância tanto para o detento quanto para a família. As visitas são direito do preso, prevista na lei de execução penal. O contato com a família faz parte do processo de ressocialização”, disse a defensora pública Anna Elize Amaral, atuante na Execução Penal.

O projeto é de iniciativa conjunta com a Vara de Execução Penal (VEP) do tribunal de Justiça, Direção da Penitenciária Agrícola de Roraima (PAMC), Promotoria de Execução Penal e Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

PARTICIPANTES:  As visitas serão somente entre familiares de 1º grau e cônjuges/companheira de presos do regime fechado e semiaberto, sem direito a progressão de regime ou saídas temporárias no ano de 2021. O cadastramento pode ser feito por meio do whatsapp (95) 98104-2068, das 8h às 12h.