Cotidiano

Detran RR adere ao sistema que garante desconto em multas

Os usuários do Detran em Roraima (Departamento Estadual de Trânsito) já podem aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que dá descontos de até 40% nas infrações de trânsito. Todos os proprietários de veículos podem se cadastrar no aplicativo, que está disponível para celulares, com sistemas Android e iOS, nas lojas virtuais Play Store e iTunes, respectivamente. Fazendo a adesão, os condutores irão receber as notificações de multas feitas, por meio do celular. 

O presidente do Detran, Igo Brasil, explicou que o SNE, além de oferecer um desconto maior aos condutores, vai facilitar e desburocratizar o acesso as notificações. “Além da possibilidade do desconto de 40%, esse aplicativo dará celeridade processual, é uma ferramenta que busca solução para o cidadão. Esses são uns dos grandes benefícios que oferece”, afirmou.

Segundo ele, para o proprietário do veículo obter o desconto deverá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo reconhecimento, ou seja, não recorrer à multa, quando receberá os 40% de desconto e fazer o pagamento antes do vencimento. Também pode ter 20% aquele motorista que foi notificado, mas pretende recorrer.

Como se cadastrar – Para se cadastrar no aplicativo, é preciso de informações como o número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e Renavam do carro, que serão verificadas pelo Denatran para autorizar o cadastro. 

Outra opção é usar a solução SNE Web e quando executar o primeiro acesso é necessário preencher com CPF (Cadastro de Pessoa Física), e-mail, senha, registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança.

– Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, os dados a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo).

– Para pessoa jurídica, acesso por meio de certificado digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da respectiva empresa, sendo uma excelente opção para empresas que possuem vários automóveis registrados.