Cotidiano

Detran faz alerta para chuvas esporádicas e atenção redobrada

Detran faz alerta para chuvas esporádicas e atenção redobrada nas viagens de férias 

No feriado prolongado do fim de ano e o início das férias escolares, os pais aproveitam para viajar para outros estados, municípios do interior, sítios e fazendas, aumentando assim o fluxo de veículos nas estradas.

À Folha, o diretor presidente do Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Igo Brasil, citou uma série de itens de segurança dos veículos que condutores e passageiros devem tomar antes de iniciar a viagem. 

Destacou preocupação com as chuvas que vêm esporadicamente caindo no Estado, mesmo em período de verão, o que leva os condutores a ter que redobrar a atenção nas estradas.

“Uma viagem, por mais curta que seja, deve ser pensada e planejada sempre. E este ano estamos passando por uma situação atípica com pancadas de chuvas repentinas e que o condutor deve ter a atenção redobrada com relação à dirigibilidade e aos itens de segurança do veículo”, afirmou. 

Entre estes itens básicos citou a verificação da situação dos pneus, faróis, lanterna, pisca e limpador de para-brisa. “Tem um indicador na banda de rodagem que o condutor pode verificar se o pneu está em condições de trafegabilidade ou não”, disse.  

Quanto ao planejamento da viagem, Igo indicou sair mais cedo e evitar horários de maior fluxo de veículos no trânsito. Outro ponto destacado foi o de fazer parada a cada hora, no caso de fazer viagens longas.

“É aconselhável escolher um local seguro e parar a cada hora ou 100 quilômetros rodados, esticar as pernas e descansar a vista”, disse. “Hoje temos muitos locais seguros nas nossas rodovias onde se pode parar. E isso não deve se considerado atraso na viagem, mas a segurança de estar sempre atentos a situações adversas que posam vir a acontecer”, afirmou.     

Ele lembrou que os motoristas e proprietários de veículos devem estar sempre atentos a manter a documentação, sua e do veículo, sempre em dia.

“Há sempre mais fiscalização dos órgãos de trânsito neste período e nas abordagens é verificada a documentação do condutor e do veículo, e se não estiver em dia, poderá ter problemas na viagem. Então é bom estar regularizados”, afirmou.

URBANO – Igo Brasil chamou a atenção também quanto ao deslocamento dentro da cidade, onde muitas vezes acontecem acidentes por falta de atenção pelo uso de celulares ao volante, ter ingerido bebida alcoólica ou velocidade excessiva ao fazer pequenos percursos para compras de última hora ou pegar alguma coisa.

“É comum isso acontecer em festas de confraternização, compras de Natal e do mercado para fazer, e deixa tudo para última hora e excedendo a velocidade ou mexendo ao celular para atender um parente ou amigo é onde está o perigo. Na falta de atenção ao trânsito”, afirmou. (R.R)