Cotidiano

Dia D de campanha de doação de sangue será realizado neste sábado 

É necessário que os estoques estejam sempre cheios para atender as demandas por sangue 

O Dia “D” da segunda edição da campanha de doação de sangue “Onde há Paz, existe Amor e Vida” será realizado neste sábado, 16, pelo Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), em parceria com o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.  

A enfermeira da Gerência da Captação de Sangue do Hemoraima, Liliana Bezerra, explica que a campanha está acontecendo desde segunda-feira, 11, e culmina no sábado, 16, com o Dia D. “O Hemoraima vai estar aberto pela manhã para receber o pessoal do Centro Espírita da União do Vegetal. Quem não pôde vir durante a semana e tem interesse em nos ajudar vai ser bem recebido”, diz. 

De acordo com Bezerra, a unidade tem constantemente realizado chamadas públicas para que doadores compareçam até a unidade. O Hemoraima é responsável por atender tanto as unidades públicas como hospitais particulares. Por esse motivo, é necessário que os estoques estejam sempre cheios para atender as demandas por sangue. 


A unidade tem constantemente realizado chamadas públicas para que doadores compareçam até a unidade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“O estoque está baixo porque há uma demanda um pouco maior das unidades. Mas a comunidade em geral está vindo e a gente tem muito a agradecer. Desde que fizemos esse trabalho de divulgação da necessidade de doações, as pessoas têm se mantido muito presentes no Hemocentro”, ressaltou. 

Liliana lembra ainda a importância de ser um doador de sangue e de como salvar vidas é gratificante. “A doação de sangue é importante pra quem doa, porque está fazendo um ato de amor, um ato altruísta e também pra quem recebe principalmente, não é? Ah eu costumo dizer que a gente não sabe, a gente faz o bem sem olhar a quem, mas muitas vezes essa pessoa que você tá ajudando pode ser alguém próximo que você nem sabe que vai precisar do sangue que você tá doando aqui”. 

QUEM PODE DOAR? 

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. 

“Pessoas de 16 até 18 anos precisam estar acompanhadas do responsável, porque o pai vem assinar um termo. Não é necessário que o responsável permaneça na unidade, mas ele precisa vir para assinar autorização”, completou. 

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal. 

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta, onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos. 

No dia da doação, é preciso que o doador esteja bem alimentado e descansado. E se estiver fazendo o uso de alguma medicação, trazer o nome para que o processo não sofra nenhuma restrição. Outra recomendação é que o doador que apresente sintomas de gripe, resfriado, febre ou covid-19, precisa aguardar o tempo de isolamento para poder realizar a doação de sangue. 

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. 

“A gente reforça a necessidade de [os voluntários] continuarem vindo. Não importa o tipo de sangue que você tem, não importa o fator RH, o que importa é que você venha e faça sua doação. A gente está precisando de sangue”, salientou Liliana. 

Outras informações ou até mesmo agendamento de podem ser solicitadas no número (95) 98404-9593.