Cotidiano

Dia Livre de Impostos terá quase 40 lojas com descontos

Lojistas dos dois shoppings da capital e do centro comercial aderem a campanha, nesta quinta-feira (30)

Você sabe a porcentagem de imposto que paga quando compra um celular? E quando abastece o carro? E ao comer um hambúrguer no sábado à noite? Cada item tem um valor diferente, mas a verdade é que no Brasil a tributação é uma das mais altas do mundo. Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promove o Dia Livre de Impostos, que esse ano acontece nesta quinta, 30 de maio.

No Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar seus itens no valor que geralmente é consumido por tributação e os descontos podem chegar até em 70% dos preços. “Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma Andressa Guilherme, diretora da CDL Jovem Roraima.

Em Roraima, lojistas dos dois shoppings da capital e do centro comercial aderem à campanha. Para Andressa Guilherme, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve. Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta em diminuição dos números do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante, num ciclo”, explica. Andressa ainda salienta que o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido. Fonte (IBPT).

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, e acontece nas principais cidades do país. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2018 a data contou com a participação de 16 estados, com a colaboração de mais de 5 mil shoppings e varejistas.

Lojas participantes em Boa Vista DLI 2019:

Di pérola

Uatt

Sergio’s

Oriental

Zinzane

Riachuelo

Nobel

Classe A joalheria

Barbearia kids

Carmen steffens

Madame de leite

Comepi

Óticas Carol

Puket

Casa dos Colchões

Sherlock Dog

Verde Mix

Sketch

Damyller

Lilica e Tigo

Colombo

Barbearia

Classe A modas

Ume

Texas Beer

Latam

Cachaçaria água doce

Contem 1 grama

Loja paulista 737

Stalker

Desing Vivo

Chilli beans.

Óculos e Cia

Receituario Otico

Via Uno Ville Roy

Via Uno Pátio Roraima

Ateliermix

Adidas Pátio Roraima