Cotidiano

Dia Nacional do Fusca é celebrado nesta segunda-feira, 20

A produção do Fusca no país foi iniciada em 20 de Janeiro de 1959. A fabricação no Brasil seguiu até o final do ano de 1986

Os amantes do Fusca celebram nesta segunda-feira, 20, o dia nacional do modelo que teve a produção no país iniciada em 20 de Janeiro de 1959. A fabricação no Brasil seguiu até o final do ano de 1986.

Foram mais de 21,5 milhões de carros vendidos no mundo todo até 2003, quando o último exemplar foi feito no México. O carro é um dos mais populares no mundo, sendo amado por idosos, adultos e até crianças.

Um desses apaixonados é o fonoaudiólogo, José Luiz Brito de Carvalho, que também é presidente do Roraima Fusca Clube, que conta hoje com 40 associados.

De acordo com ele, o fascínio pelo carro vem desde a infância.

“Grande parte dos fusqueiros tem essa paixão desde a infância, muitos andaram quando crianças porque seus pais tiveram, ou algum parente. Para quem tem um Fusca sabe que é um carro de fazer amigos, pois por onde passamos as pessoas tiram fotos, fazem perguntas, contam histórias vividas e por aí vai”, contou.

Já imaginou pagar mais de R$ 50 mil por um fusca? De acordo com Carvalho, muitos carros chegam a esse valor em função da raridade e originalidade.

“Para ter um Fusca hoje já é bem diferente de tempos atrás. Hoje em dia existem fuscas de variados valores, desde o menor preço encontrado por volta de R$ 3 mil à 20 e 30 mil reais, podendo ter exemplar custando mais que 50 mil. Muitos fusqueiros quando adquirem fazem as personalizações de acordo com seu gosto e estilo e isso agrega valor ao modelo”, pontuou José Luiz.

PROGRAMAÇÃO – O Roraima Fusca Clube irá comemorar o dia Nacional do Fusca no próximo sábado, 25, com uma “Fusqueata”.  A concentração será às 19h na Praça Fábio Marques Paracat, no centro, com destino para à Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

“O clube faz o convite à todos os fusqueiros da cidade que quiserem participar da “fusqueata” dia 25, será um dia muito especial, de celebrar essa paixão por esse verdadeiro patrimônio mundial que é o Fusca”, completou.