Cotidiano

Dia da eleição deve ser de chuva, segundo a previsão do tempo

Meteorologista explica o motivo das chuvas que estão ocorrendo em Roraima

De acordo com o Portal Clima Tempo a previsão é que no próximo domingo, 15, dia do primeiro turno das eleições, seja de chuva em Roraima. A previsão é que a temperatura mínima chegue a 25º e a máxima a 34º.

Roraima vive um momento atípico quando se trata de período seco e chuvas. Segundo o meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, o que vem causando as chuvas é influência do evento climatológico La Niña.

“Desde o mês passado que o La Niña vem se configurando no oceano pacífico. La niña é o resfriamento das águas do oceano pacífico, então a tendência é aqui na nossa região as chuvas ocorram com um pouco mais de frequência e principalmente no sul do estado”, afirmou o meteorologista.

Meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O meteorologista explica ainda que por conta disso, a tendência do período seco é que tenham chuvas acima do normal.

 “Então quando nós temos essa situação de La Niña, a tendência é que o acumulado mensal de chuva aumente um pouco. Por exemplo, no mês passado não foi abaixo de 50 mm foi abaixo de 100 mm, mês passado choveu aproximadamente 60 ou 70 mm, mas foi abaixo de 100 mm”, afirmou o meteorologista.