Cotidiano

Dia de São Pedro: Conheça a história do 'Príncipe dos apóstolos’

Uma procissão irá ocorrer realizada pela comunidade de São Pedro

Dia 29 de junho é lembrado como o dia de São Pedro, que ficou conhecido como “Príncipe dos Apóstolos”.  A tradição popular levou as pessoas a relacionarem São Pedro pelo bom ou mau tempo devido a crença de que sua função é ser guardião do céu.

Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título.

Na bíblia, Pedro era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias.

Uma das histórias mais conhecidas sobre a vida de Pedro foi a ocasião em que o apóstolo negou Jesus três vezes ao seu mestre ser preso, sendo tomado pelo arrependimento em seguida.

Origem da data

O dia de São Pedro é celebrado no dia 29 de junho desde o século III ou IV, bem como o dia de São Paulo. Historiadores justificam a criação da referência aos dois santos para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que comemorava no mesmo dia a festa de Rómulo e Remo, considerados os pais da cidade de Roma.

Programação

Em Boa Vista, a data contará com uma programação especial que ocorrerá no endereço R. Miguel Lupi Martins, 380, no bairro São Pedro, em Boa Vista.Com batizado a partir das 9 horas. A tarde ocorre a Procissão Fluvial (para pescadores) a partir das 16 horas e Procissão Terrestre com saída do Mirante, no Parque do Rio Branco às 17 horas.

As 18h30, ocorre a Missa Solene no pátio da Igreja São Pedro. Após a celebração, a comunidade promoverá um arraial com comidas típicas, bingo e outras atrações.


O dia de São Pedro é celebrado no dia 29 de junho a partir do século III ou IV, bem como o dia de São Paulo (Foto: Divulgação)