Cotidiano

Dia do Bombeiro: Profissionais dedicam suas vidas para salvar a do próximo

A data é uma homenagem a todos os heróis que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado nesta sexta-feira, 2 de julho. A data é uma homenagem a todos os heróis que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos e outras emergências.

Os bombeiros também auxiliam no resgate de animais em perigo e auxiliam pessoas que enfrentam grande estresse, como tentativas de suicídio, afogamentos, desaparecimentos e traumas causados por acidentes.

Essa data se deu a partir da criação do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. A norma também definiu a semana que compreende o dia 2 de julho para a realização da Semana de Prevenção Contra Incêndio.

Na capital para homenagear os profissionais, nesta sexta-feira será realizado um almoço no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), com sorteio de brindes e torneio de futebol society com os membros da instituição.

Segundo dados enviados pelo Governo do Estado, atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima conta com 519 bombeiros militares em suas fileiras, sendo 433 homens e 86 mulheres.

Ainda de acordo com as informações, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foi criado no dia 26 de novembro de 1975, através da Lei n° 6.270. Essa lei criou as polícias e bombeiros militares dos territórios do Amapá, Rondônia e Roraima.

Além da Emancipação no ano de 2001, a Corporação apresenta datas e eventos importantes em sua história. O primeiro concurso público voltado exclusivamente para Bombeiros Militares no ano de 2004; o Primeiro curso de formação de oficiais combatentes realizado no próprio estado de Roraima entre 2013 e 2015; a criação do Fundo de Reequipamento em 2016; o primeiro comando de um coronel estadual em 2017; entre outras importantes conquistas.