Cotidiano

Dia do Leitor: O hábito que enriquece o conhecimento

Com o hábito da leitura, o leitor consegue trabalhar a comunicação a cognição e o diálogo com as pessoas

No dia 7 de janeiro de 1928, o jornal diário “O Povo” começou a circular em Fortaleza, no Ceará. Seu fundador, o poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha, foi formado em Odontologia e chegou a ser telegrafista e deputado federal.

Para homenagear Demócrito e seu jornal, e a todos os apaixonados por ler, a data de fundação do periódico passou a celebrar o Dia do Leitor no Brasil.

Para o sociólogo Paulo Racoski, a leitura é fundamental para o desenvolvimento das relações em sociedade.

”Com o hábito da leitura, o leitor consegue trabalhar a comunicação a cognição, o diálogo com as pessoas, interpretação, as capacidades emocionais, isso tudo através da linguagem do livro”, explicou.

Ainda segundo Racoski, nos últimos anos têm aumentado o número de leitores assíduos no Brasil.

“O brasileiro tem lido mais, e as novas tecnologias tem contribuído para isso, com as novas ferramentas, como o tablete, computador, smatphone, que tem facilitado muito”, pontuou.

Edgar Carneiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Apaixonado pela leitura, Edgar Carneiro, de 27 anos, junto com alguns amigos criou o grupo Saga Maníacos, que funciona como um clube de leitores, que hoje conta com 45 pessoas.

“Tivemos a ideia de criar o grupo, por conta da necessidade de comentar e compartilhar nossas leituras, sem os livros eu não poderia ter feito amizades incríveis. O grupo Saga Maníacos é prova de que os livros criam vínculos de amizades maravilhosas”, disse.

Albino Rocha (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Albino Rocha, de 97 anos, é um dos assinantes mais antigos da Folha de Boa Vista, para ele, a leitura sempre fez parte do seu dia a dia, como algo essencial.

“Hoje não pratico mais a leitura por conta da minha visão, mas sempre gostei muito de ler e de me manter informado, e através da Folha eu sempre consegui isso. A leitura é um hábito muito bom, através dela o ser humano evolue”, afirmou.