Cotidiano

Dia dos namorados deve movimentar R$ 2,6 milhões em vendas

O Dia dos Namorados apresenta o quarto maior volume de vendas no comércio do País, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças. É neste período que o comércio se prepara para atrair os clientes apaixonados.  

A estimativa da Fecomércio-RR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de Roraima) para este ano é que o volume de vendas para o dia, que acontece na quarta-feira, 12, deve registrar alta em Roraima de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação.

A data deve movimentar aproximadamente R$ 2,6 milhões no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 100 mil a mais que na mesma data de 2018. A expectativa é confirmada pelos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que confirma o resultado das vendas registrando a terceira alta consecutiva.

Para o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, os principais segmentos que movimentam as vendas neste período são de vestuário, acessórios, perfumaria, eletrônicos e artigos pessoais. Outro setor bastante procurado nessa data é o serviço de bares, restaurantes e similares.

“O que percebemos no cenário nacional acaba se refletindo em Roraima, que são os mesmos setores que influenciam nesta data em que os casais se presenteiam com vestuário, acessórios, perfumarias e segmento de gastronomia, com restaurantes e hotéis”, disse.     

Martinez explica que, seguindo a tendência nacional, o carro-chefe das vendas associadas à data, o segmento de vestuário e acessórios, deve registrar alta de 3,1% em relação à mesma data do ano passado. 

Para a CNC, o varejo deverá continuar investindo em liquidações, oferecendo linhas de produtos a preços menores do que no mesmo período do ano passado, especialmente nos ramos de vestuário e cosméticos, tais como roupas femininas (-3,0%), tênis (-2,6%), artigos de maquiagem (-2,6%) e bolsas (-2,4%). Em contrapartida, os preços de serviços como excursões (+16,4%) estarão significativamente mais altos do que no mesmo período de 2018.

BOA VISTA – Já pesquisa da Boa Vista SCPC, informa que os consumidores devem gastar em média R$ 292 nos presentes para seus companheiros – uma alta de cerca de 5% em relação a 2018. O número de presenteados também deve crescer: a pesquisa apontou que 69% dos entrevistados pretendem dar presente ao parceiro – no ano passado, essa fatia foi de 67%. 

As roupas devem liderar entre os presentes, com 30% das intenções de compra, seguidas por jantar romântico, show e cinema (19%); perfumaria (13%); joia ou relógio (10%); celulares e smartphones (9%); informática (8%); viagem romântica (7%); flores (2%); e chocolates (2%).

Lojistas apostam em criatividade para aumento de vendas 


Os lojistas preparam as principais vitrines da loja com atrativos voltados para o tema ‘Namorados’ (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Embalados na previsão de aumento nas vendas do Dia dos Namorados deste ano em relação a 2018, anunciado pela Fecomércio/RR, lojistas apostam em inovações, criatividade e facilidade de pagamento para atrair mais clientes este ano.

A gerente de vendas da Papel Jornal, Shirley Pereira, preparou as principais vitrines da loja com atrativos voltados para o tema ‘Namorados’ e que podem ser curtidos a dois como quadros, kits pipocas, canecas, produtos para bebidas e brincadeiras.

“Temos produtos para os mais românticos e bolsas para presentes, além de oferecer a facilidade para pagamento com cartão de crédito e a loja fica aberta até as 18h30”, disse. 

O segmento de flores é um dos mais procurados neste período e a Ternura Flores vem este ano com a novidade de flores importadas do Equador. “Esta é a primeira vez que trazemos rosas importadas e mantendo o preço de rosas nacionais e, devido à crise, resolvemos vender buquê com duas rosas, com três, além de variedades de cestas com espumantes, com chocolates e pétalas de rosas para as mulheres surpreenderem os namorados”, disse. 

Para os casais mais ousados, o sex shop Fantasias do Amor apresenta como novidades este ano uma coleção de lingerie e o vale-presente, onde o cliente paga um valor, recebe o vale e o presenteado escolhe o que quer levar. “O vale-presente é para aquelas pessoas que não têm certeza de que presente vai dar à pessoa amada, e com o um vale a pessoa vem e escolhe de acordo com sua vontade”, disse. (R.R)