Cotidiano

Diocese de Roraima suspende missas presenciais

Decisão é válida para todos os municípios do Estado, no período de 28 de janeiro a 20 de fevereiro

Por Adriele Lima – Estagiária FolhaBV

Com o aumento no número de pessoas infectadas pelo coronavírus, além dos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Boa Vista que trazem novas medidas para evitar a proliferação do vírus, a Diocese de Roraima também tomou providências.

A principal delas é a suspensão de todas as celebrações presenciais, como missas, em todos os municípios do Estado no período de 28 de janeiro a 20 de fevereiro. Porém, as igrejas podem permanecer abertas para orações pessoais e familiares, desde que arejadas e com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e aferição de temperatura.

O bispo Dom Mário Antonio convidou, ainda, os padres a presidirem as missas via transmissão nas redes sociais, como no ano passado. Assim também será a missa de Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma no calendário católico, no dia 17 de fevereiro.

A realização de casamentos, batizados e outros sacramentos devem ser reagendadas para o momento oportuno. E as celebrações aos fiéis defuntos, se possível, realizadas nos cemitérios ou lugares abertos, somente com os familiares.

No documento, o bispo pede que os fiéis intensifiquem as orações em prol dos doentes e mais fragilizados pela Covid-19, como também afeto pelas famílias enlutadas. Ainda encorajou a tomarem a vacina.

“Com o coração livre, encorajo a todos a participar do plano de vacinação para superarmos a ameaça do Coronavírus. Confie e aguarde a sua vez!”, informou no documento de disposição da Diocese de Roraima frente ao avanço da pandemia.