Cotidiano

Diretora nega falta de ginecologistas na maternidade

Em nota, gestora citou aumento de 86,5% no atendimento de venezuelanas na unidade e afirmou que há equipes de médicos em todos os setores

A diretora do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Adriana Caselli, divulgou nota negando a falta de ginecologistas na unidade. Na sexta-feira, 02, a FolhaWeb publicou o relato de uma funcionária da unidade, que denunciou à reportagem a falta de médicos para atendimento de pacientes. A servidora teria afirmado, ainda, que apenas um profissional ficaria de plantão durante os finais de semana.

Em resposta à denúncia, a diretora da unidade afirmou não ser verdade que há somente um médico obstetra realizando atendimentos. “Quem fez esta denúncia está atrapalhando o árduo trabalho realizado pela equipe multidisciplinar no Hospital Materno Infantil. Diariamente há várias equipes de médicos obstetras distribuídos em todos os seus setores e cumprindo seus horários”, disse.

A gestora citou a superlotação venezuelana, que trouxe um aumento exponencial de pacientes. “Mesmo com a surpresa do aumento no numero de atendimentos de venezuelanas atendidas diariamente, a equipe de médicos juntamente com todos os outros servidores do HMI mantém a qualidade na assistência. Para título de informação, comparando o período de atendimento de janeiro a julho de 2018, com janeiro a julho de 2019, houve um aumento no atendimento de venezuelanas de 86,59%. E com relação ao aumento do número de partos de venezuelanas, comparando o mesmo período, houve um aumento de 84,60%”, destacou.

Ela citou, ainda, que diariamente na maternidade existem médicos exclusivos para o primeiro atendimento das pacientes na porta de entrada, que são acolhidas, e ao serem internadas, são distribuídas de acordo com os critérios médicos aos demais blocos. “Portanto, o aumento foi muito acima do normal, o que tem gerado toda essa luta para manter a qualidade na assistência”, frisou.