Cotidiano

Distribuição de água pode demorar até 12h para ser restabelecida

Informação da Caerr é que as constantes oscilações de energia elétrica comprometeram o abastecimento de água da Capital

Com a reclamação da falta de energia e água desde a madrugada deste domingo, 10, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou por nota que as constantes oscilações de energia elétrica comprometeram o abastecimento de água da Capital. A informação é que o serviço precisa de ao menos 12 horas para ser restabelecido por completo.

Segundo a companhia, a falta de energia afeta diretamente a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Bairro São Pedro, onde a água é produzida; bem como nos nove Centros de Reservação e Distribuição (CRD’s), nos quais a água é armazenada e distribuída para a rede.

Além disso, também prejudica a produção nos 65 poços artesianos que reforçam o abastecimento na capital, devido à paralisação dos motores que bombeiam a água para a rede de distribuição.

“Esclarece ainda que, uma vez interrompida a produção por falta de energia elétrica, toda a água armazenada no sistema é consumida sem reposição. Desta maneira, mesmo com o retorno da energia elétrica, o sistema de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água precisa de, pelo menos, 12 horas pra se recompor por completo e garantir o abastecimento efetivo na capital”, informou.

Por fim, a Caer afirmou que disponibiliza canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas pelo telefone no Whatsapp: (95) 98404-5313 para roblemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água, com funcionamento das 8h às 22h ou no Call Center: 0800 280 9520.