Cotidiano

Doadores de sangue terão desconto em abadá do Canaimé

Bloco carnavalesco vai oferecer descontos para quem realizar a doação até o dia 20 deste mês

Para este carnaval, época em que as demandas por bolsas de sangue costumam aumentar, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e o tradicional Bloco Canaimé, que por meio da ação “Antes de cair na folia, doe sangue com alegria”, está oferecendo descontos de 50% na compra de abadás.

“Nós já fizemos iniciativas solidárias voltadas para o meio ambiente, mas para a área de saúde é a primeira vez [do bloco], e, mesmo que os dois tipos de ações sejam igualmente importantes, a doação de sangue tem efeito mais imediato”, destacou Venícius Linhares, um dos coordenadores do bloco Canaimé.

Para ter direito ao desconto da promoção, o interessado deve doar sangue no Hemoraima até o dia 20 deste mês. O bloco também disponibilizou dois abadás para serem sorteados na unidade, que funciona das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas.

“Por ser um período em que a preocupação aumenta por conta os riscos de acidentes, pensamos em buscar um parceiro para incentivar doações, e por que não um bloco de carnaval? O bom é que essa parceria atrai o folião que poderá ganhar o desconto e favorece o nosso estoque”, ressaltou Márcia Pinheiro, assistente social do Hemoraima.

CRITÉRIOS – Para ser um doador de sangue, o interessado precisa estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos e pesar acima de 50 anos. No caso de doador menor de 18 anos, é necessária a autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais.

Além de uma boa noite de sono, é recomendável que o doador compareça à unidade bem alimentado e que não tenha consumido bebida alcoólica 12 horas antes e alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Lembrando ainda que o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).