Cotidiano

Documentário conta história da etnia Warao na fronteira de Roraima

O vídeo traz uma profunda reflexão sobre a etnia indígena Warao, nome que pode ser traduzido por “Povo d’Água”

Como uma homenagem da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional a todos os refugiados do mundo, estamos lançando o vídeo

O documentário ‘Nona Anonamo – Somos Todas Artesãs’, vídeo traz uma profunda reflexão sobre a etnia indígena Warao, nome que pode ser traduzido por “Povo d’Água”, fazendo alusão ao seu contexto original às margens do delta do Rio Orinoco, na Venezuela.

Produzido pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, documentário é lançado em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, próximo 20 de junho.

O vídeo mostra como os indígenas vem encontrando dificuldades na Venezuela, passa a viver em áreas urbanas, onde enfrenta a inadequação e a marginalidade social.

Segundo o documentário, a etnia foi a primeira atingida pela crise social e econômica que vive o país venezuelano. Tal situação levou os Warao a atravessar a fronteira com o Brasil em busca de melhores condições de vida.

Em Roraima, a Fraternidade – Humanitária (FFHI) faz a gestão de dois abrigos indígenas, um em Boa Vista e outro em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O vídeo foi disponibilizado gratuitamente e pode ser assistido por meio do link