Cotidiano

Dois roraimenses repatriados da Venezuela chegam hoje a Boa Vista

Além dos roraimenses, outros brasileiros sairão de Caracas em aeronave da força aérea do Uruguai

Dois roraimenses repatriados da Venezuela pelo governo brasileiro desembarcam ainda nesta segunda-feira (20) em Boa Vista, vindos de Caracas, em aeronave da força aérea do Uruguai. No total, foram resgatados 19 brasileiros. Essa informação é da presidente da Comissão de Relações Fronteiriças da Assembleia Legislativa de Roraima, deputada Yonny Pedroso (Solidariedade), que vem auxiliando essas pessoas na interlocução com o Ministério das Relações Exteriores e com a documentação necessária para sair do país vizinho.

“Inicialmente, esses cidadãos roraimenses teriam que desembarcar em Brasília, porque não havia autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para descer do avião, mas em conjunto com a secretária Estadual de Articulação Municipal e Política Urbana, Ilaine Inês Henz Dias, fizemos contato com a Anvisa e a agência determinou que funcionários fizessem a inspeção necessária para permitir o desembarque em Boa Vista”, informou Yonny Pedroso.

Essa inspeção pela Anvisa é necessária para evitar a disseminação do Coronavírus. O desembarque também segue todo o protocolo de segurança da Ala 7. Antes de embarcar na aeronave uruguaia, em Caracas, todos os passageiros fizeram o teste para Covid-19.

Mais brasileiros

Também nesta segunda-feira 20, a presidente da Comissão de Relações Exteriores enviou ofício ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, solicitando a repatriação de mais 26 brasileiros residentes na Venezuela, que não conseguem deixar o país por conta das medidas impostas para combater o Coronavírus e também em decorrência do fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela.

Os brasileiros fizeram contato com a deputada através das redes sociais, pedindo auxílio. Eles vivem na ilha de Margarita e nas cidades de Valência e San Juan de Los Morros. “Os brasileiros relatam que estão sofrendo com a escassez de alimentos e medicamentos, e que enfrentam problemas para se comunicar via telefone e internet. Como a fronteira está fechada e não há combustível disponível, eles não conseguem sair por via terrestre. Através da Comissão, estamos fazendo a interlocução com o Ministério das Relações Exteriores para agilizar o repatriamento”, explicou.

Deputada Yonny Pedroso (Solidariedade), que vem auxiliando essas pessoas na interlocução com o Ministério das Relações Exteriores (Foto: Marcelo Rodrigues)

Yonny Pedroso esclareceu que o primeiro passo para quem está no exterior e precisa da ajuda do governo brasileiro para regressar ao Brasil, é preencher um formulário disponível no site do Ministério das Relações Exteriores, no endereço eletrônico www.portalconsular.itamaraty.com.br.

O Itamaraty também disponibiliza o telefone 55 (61) 98260-0767. “O registro é importante para que o governo brasileiro possa mapear a quantidade de brasileiros retidos em cada país, para que possa analisar a melhor estratégia para repatriamento. Como as pessoas que estão na Venezuela estão com dificuldades na comunicação, a Comissão de Relações Fronteiriças está auxiliando no preenchimento desse formulário e fazendo contato com o Ministério das Relações Exteriores”, destacou.

Como resultado dessa atuação, na sexta-feira passada, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi a Caracas resgatar os diplomatas e funcionários da Embaixada do Brasil que foi fechada, incluiu na lista de passageiros doze civis, entre eles um cidadão que mora em Roraima.