Cotidiano

Dom Aldo Mongiano comemora 100 anos de vida

Dom Aldo Mongiano, bispo emérito de Roraima entre os anos de 1975 e 1996, comemorou 100 anos de vida com uma celebração em Turim, na Itália, presidida por Dom Mário Antônio, bispo de Roraima

O bispo mais idoso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 6º mais idoso do mundo, Dom Aldo Mongiano, bispo emérito de Roraima entre os anos de 1975 e 1996, comemorou 100 anos de vida com uma celebração em Turim, na Itália, presidida por Dom Mário Antônio, bispo de Roraima. A celebração foi realizada no Dia de Todos os Santos, 1º de novembro.

Ordenado padre em 1943, Dom Aldo foi missionário em Portugal e Moçambique antes de ser nomeado por Paulo VI, em 1975, bispo da Prelazia de Rio Branco, atual diocese de Roraima, criada em 1979. Ele permaneceu à frente da Diocese até 1996.

 “Hoje estamos aqui com o coração dilatado de alegria e gratidão pelos 100 anos de Dom Aldo Mongiano”, disse Dom Mário Antônio da Silva, atual bispo de Roraima e 2º Vice-Presidente da CNBB.

“Com todos os amigos de Roraima, trazemos a gratidão a Deus pela vida de renúncia e sacrifício, de missionariedade e de esperança. Ele se dedicou muito na formação dos cristãos, apoiou os jovens, fez com que Roraima não somente se tornasse diocese, em 1979, mas também, uma referência para a Igreja na Região Norte do Brasil e até mesmo em outras partes do mundo”, recordou Dom Mário Antônio segurando carinhosamente a mão de Dom Aldo.

Com algumas dificuldades de audição, mas mostrando lucidez e sabedoria, o bispo centenário também deixou a sua mensagem. “Eu somente recebi favores e graças de Deus. Recebi tantos dons. Estou triste por não ter sido mais generoso na resposta ao Senhor. Poderia ter sido mais dedicado, mais pronto ao sacrifício, mais amável. Peço perdão dos meus limites, dos meus pecados, e vos agradeço por tanta bondade”, declarou.

Com informações do Portal Vatican News*