Cotidiano

Donas de casa são homenageadas com dia dedicado a elas

As donas do casa têm uma data dedicada somente a elas em comemoração à toda sua dedicação

Conhecidas como “donas do lar”, ou simplesmente “do lar”, a dona de casa tem um dia dedicado somente a ela, em comemoração ao seu esforço e dedicação. No dia 31 de outubro é comemorado o dia dessas mulheres, que luta diariamente para manter a ordem familiar e o funcionamento de sua residência.

Diferente de muitas mulheres de hoje em dia, que preferem trabalhar fora de casa, a dona Rosa Nilta da Silva, de 59 anos, disse que sempre gostou de se dedicar em cuidar dos seus filhos, marido e de sua casa. 

“Desde nova eu sempre quis construir uma família e ter um lar. Eu me casei com 19 anos porque pra mim a coisa mais importante que tem na vida é a família. Então quando eu deixei a casa dos meus pais eu me comprometi a cuidar do meu lar”.

“Eu já trabalhei fora de casa durante 20 anos como zeladora. Mas mesmo assim, cuidava da casa, dos meus quatro filhos e esposo. Pra mim sempre foi um privilégio ser uma dona do lar, e quando eu me aposentei em 2015, foi algo maravilhoso pra mim, porque apesar de amar o trabalho que eu tinha, eu sentia que as minhas coisas de casa não saia do jeito que eu queria porque o tempo era muito corrido”, disse dona Rosa.

Alguns tempos atrás era comum ser dona de casa, porém com o passar dos anos as mulheres foram em busca de se profissionalizarem e trabalharem em outro âmbito sem ser em casa. E com isso, ser dona do lar integralmente é algo que a maioria das mulheres não querem mais como um objetivo de vida.

“Eu sei que muita coisa mudou com o tempo, hoje muitas mulheres preferem trabalhar fora de casa, mas eu acredito que nós mulheres que realmente gostar de administrar seu lar, trabalha muito para manter tudo em ordem. Cuidar de casa não é algo fácil, mas é muito satisfatório para quem gosta de manter seu lar do seu jeito”, afirma.

Rosa Nilta: “Desde nova eu sempre quis construir uma família e ter um lar” (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Origem do Dia da Dona de Casa

Não se sabe ao certo a história sobre a origem do dia da Dona de Casa. O mais provável é que tenha relação com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por ficar marcada no imaginário das pessoas.