Cotidiano

Donos de terrenos baldios sem limpeza podem ser multados

Se o proprietário for notificado e não realizar a limpeza do terreno, em 15 dias, será sujeito a multa

Os donos de terrenos baldios que estão em desacordo com o Código de Postura do Município estão sendo notificados para realizar a limpeza do local no prazo estabelecido. Caso não seja feito, poderá ser multado. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.

As fiscalizações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF). A medida tem como objetivo evitar os problemas trazidos pelo crescimento do mato neste período de chuvas. O município estima que há mais de 7 mil terrenos na capital que necessitam passar por serviços de limpeza.

Caso seja notificado, o proprietário tem 15 dias para providenciar a capina do lote e retirar qualquer material nocivo à saúde da vizinhança e da coletividade. Se a limpeza não acontecer, o sujeito pode ser multado.

A SEPF ressalta que a manutenção dos terrenos limpos, que é de responsabilidade do proprietário, evita uma série de problemas, como o acúmulo de lixo, entulho e mato. Além disso, impede a proliferação de insetos e roedores, podendo ser potenciais focos de doenças além de servir para esconderijo de bandidos.

Além da fiscalização, a prefeitura também recebe demandas encaminhadas pela população à Central 156, canal de comunicação direta com a gestão municipal, a disposição por 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.

Proliferação de doenças

A melhor forma de evitar dengue, chikungunya e zika é manter os quintais limpos para evitar os o surgimento de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor dessas doenças.

Em terrenos baldios é comum encontrar água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.