Cotidiano

Dos 14 óbitos, oito pacientes tinham doenças pré-existentes

As vítimas fatais apresentaram principalmente os casos de diabetes e hipertensão

A maioria das vítimas fatais por covid-19 em Roraima tinham condições de saúde pré-existentes, principalmente, nos pacientes com casos de diabetes e hipertensão. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Estado possui 14 óbitos registrados, sendo 11 homens e duas mulheres entre as vítimas fatais.

O primeiro óbito no Estado ocorreu no dia 03 de abril. Trata-se do paciente C. M, sexo masculino, de 60 anos, que havia dado entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 28 de março, com quadro de saúde grave, diagnosticado positivo para COVID-19.

O paciente apresentou comorbidades associadas, como diabetes e hipertensão, sendo submetido tratamento com os medicamentos Cloroquina e Azitromicina. Entretanto, não apresentou reação positiva ao tratamento, vindo a falecer.

SEGUNDO ÓBITO

A segunda morte ocorreu no dia 09 de abril, envolvendo o paciente, C.S, sexo masculino, de 84 anos. Foi internado na unidade no dia 05 de abril, para investigação clínica de quadro respiratório e notificação para COVID. O paciente apresentava comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão e comprometimento vascular. Ele também não reagiu ao tratamento dado pela unidade.

TERCEIRO ÓBITO

O terceiro óbito registrado no Estado também ocorreu no dia 09 de abril. Trata-se de um paciente indígena yanomami, A.X, de 15 anos, sexo masculino da Comunidade Rehebe, localizada no município de Alto Alegre. Ele recebeu diagnóstico positivo para COVID-19 e estava internado na UTI/COVID-19 do HGR. Recebeu tratamento com os medicamentos Cloroquina e Azitromicina, conforme protocolo do Ministério da Saúde. No entanto o paciente não respondeu ao tratamento e veio a óbito.

QUARTO ÓBITO

O quarto óbito em Roraima foi registrado no dia 25 de abril, envolvendo o paciente, J.V, sexo masculino de 59 anos, que também possuía diagnóstico positivo para COVID-19. Ele apresentou piora no quadro de saúde, dando entrada no HGR no período da madrugada, onde ficou por três horas. Apesar dos esforços da equipe médica de plantão, o quadro de saúde do paciente não apresentou estabilização e ele acabou evoluindo ao óbito.

QUINTO ÓBITO

A quinta morte por COVID-19 ocorreu no 28 de abril, envolvendo o paciente A.O, sexo masculino, de 79 anos. Ele deu entrada pelo Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR) no período da madrugada. De acordo com a Direção do PAAR, antes de ser encaminhado para a Unidade, o paciente estava há 10 dias internado no Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, com quadro de dor abdominal. Ele foi levado para o HGR após se queixar de desconforto respiratório. O PAAR informou ainda que o paciente chegou a ser entubado, mas acabou evoluindo ao óbito. O paciente possuía diagnóstico positivo para a COVID-19.

SEXTO ÓBITO

O sexto registro de óbito pela doença também ocorreu no dia 28 de abril, envolvendo o paciente J.M, sexo masculino, 43 anos. Ele havia dado entrada na Unidade no dia 27 de abril, após ser encaminhado do Pronto Atendimento Comes e Silva.

O paciente apresentou complicações de saúde em decorrência de uma cardiopatia em valva mitral, chegou a ser submetido a medidas iniciais de insuficiência respiratória pela equipe do Grande Trauma, entretanto, não reagiu ao processo de reanimação médica e veio ao óbito.

SÉTIMO ÓBITO

A sétima morte pela COVID-19 em Roraima ocorreu no dia 30 de abril, envolvendo o paciente C.A, sexo masculino, de 58 anos. Ele deu entrada pelo Pronto Atendimento Airton Rocha na tarde do dia 29 de abril. O paciente foi admitido na unidade em estado grave, com quadro de insuficiência respiratória, com comorbidades associadas a diabetes e hipertensão. O teste realizado pela equipe do PAAR constatou diagnóstico positivo para o Coronavírus (COVID-19).

OITAVO ÓBITO

O oitavo óbito foi registrado no dia 01 de maio, envolvendo o paciente O.P, sexo masculino, de 76 anos. Ele deu entrada no HGR em estado grave, chegou a ser atendido pela equipe do isolamento do Bloco D para estabilização do quadro de saúde. O paciente apresentou comorbidades associadas, como cardiopatia, e teve diagnóstico positivo para a COVID-19. 

NONO ÓBITO

Já a nona morte também foi registrada no dia 01 de maio, envolvendo a paciente G.F, sexo feminino, 66 anos. Ela estava em tratamento em tratamento em uma unidade particular de Boa Vista e acabou falecendo em decorrência da doença no dia 29 de abril. De acordo com as informações fornecidas pela Unidade, ela apresentou comorbidades associadas, entre elas diabetes e doença cardiovascular.

DÉCIMO ÓBITO

O décimo óbito em Roraima foi registrado no dia 02 de maio, envolvendo o paciente E.J, sexo masculino, de 56 anos, que havia sido internado no HGR no dia 29 de abril. Oriundo da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), ele apresentou dispneia (falta de ar) e saturação do oxigênio de 88%. O paciente não possuía comorbidade associada.

DÉCIMO PRIMEIRO

O décimo primeiro óbito no Estado também foi registrado no dia 02 de maio. Trata-se da paciente V.A, sexo feminino, 58 anos, que foi levada para o HGR em estado grave. A paciente tinha várias comorbidades associadas, entre elas hipertensão, diabetes e doença renal.

DÉCIMO SEGUNDO

Já o décimo segundo óbito foi registrado no dia 05 de maio, envolvendo um paciente B.G, sexo masculino, 88 anos. Ele havia dado entrada no HGR no 27 de abril, com dificuldade respiratória.

Inicialmente, a equipe optou por medidas não invasivas, mas não houve reação satisfatória aos procedimentos, sendo necessário uso de suporte ventilatório invasivo. Apesar de todas as tentativas, o quadro clínico do paciente não apresentou melhoras e ele acabou evoluindo ao óbito.

DÉCIMO TERCEIRO ÓBITO

Em relação à décima terceira morte pela COVID-19, o HGR informou que trata-se do paciente C.H, de 67 anos, sexo masculino, que havia dado entrada na Unidade no dia 04.05. Ele apresentava comorbidades, entre Hipertensão e Diabetes e veio a óbito no dia 05 de maio.

DÉCIMO QUARTO ÓBITO

A Sesau ainda não repassou mais detalhes sobre a vítima fatal registrada na quarta-feira, 06. A previsão é que os dados do paciente que veio à óbito sejam detalhados somente no boletim divulgado nesta quinta-feira, 07.

Orientação para não realização de funerais permanece

A Secretaria esclarece ainda que tem orientado familiares e amigos sobre todos os procedimentos de sepultamento e enterro da paciente seguiram os protocolos do Ministério da Saúde, por uma questão de segurança, uma vez que as autoridades têm reforçado a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas.

O órgão ministerial tem recomendado, por exemplo, a não realização de funerais ou cerimônias de cremação em ambientes fechados. No caso especificamente dos sepultamentos, a orientação é que tais procedimentos sejam realizados em ambiente aberto no cemitério, com duração de no máximo 1 hora, podendo ter até 10 pessoas, sendo permitido o revezamento de familiares e amigos, que deverão estar fazendo uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Evolução dos casos em Roraima
Infogram