Duas crianças indígenas morreram em tiroteio no Palimiu - Folha de Boa Vista
DENÚNCIA
Duas crianças indígenas morreram em tiroteio no Palimiu
Informação foi repassada em reunião com o Ministério Público Federal ocorrida
Por Folha Web
Em 15/05/2021 às 17:23
Lideranças afirmam que comunidade está amedrontada com o conflito na região (Fotos: FolhaBV)

Durante reunião entre lideranças indígenas da Yanomami e Ministério Público Federal (MPF), ocorrida na tarde deste sábado, dia 15, os indígenas revelaram que duas crianças, uma de 01 outra de 05 anos, morreram no tiroteio que ocorreu no dia 10 na Terra Yanomami.

O conflito, envolvendo garimpeiros e indígenas, que está ocorrendo ha mais de uma semana na região conhecida como Base dos Americanos, localizado na comunidade Palimiu, na Terra Indígena, já teria tem feitos vítimas indígenas e também garimpeiros.

A reunião com o MPF ocorreu logo após a coletiva de imprensa realizada na na sede da Caritas em Boa Vista. Durante a coletiva os lideres relataram diversas problemáticas que estão ocorrendo no local. Lá, segundo eles, não é mais possível ter paz, apenas na madrugada deste sábado, mais de 40 barcos teriam passado pelo local e os indígenas temem pela segurança, principalmente das crianças. Eles reinvidicam a retirada dos garimpeiros da área e pedem providências do Governo Federal. 

Ainda durante a coletiva, a líder indígena Neila Palimili Theri afirmou que não veio para visitar a cidade, mas para relatar sofrimento. “Estamos sofrendo, somos ameaçados de morte, nossas crianças estão correndo perigo nesse momento. Não quero mais isso na minha aldeia. Ha muito tempo pedimos das autoridades para retirarem os garimpeiros. Não conseguimos dormir. Garimpo é ilegal, é inconstitucional. Nossas crianças morrem”, ´denunciou.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
6
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
Damiao disse: Em 16/05/2021 às 08:48:02

"Mais um discurso escrito pelos Padre e ONGs. As ONGs são as que mais tiram ouro das terras indígenas, e o índio mesmo de verdade vivi nas ruas de boa vista tomando cachaça e dormindo nas ruas."