Cotidiano

Duas crianças indígenas morreram em tiroteio no Palimiu

Informação foi repassada em reunião com o Ministério Público Federal ocorrida neste sábado, logo após a coletiva de imprensa concedida na sede da Cáritas. Corpos das crianças de 01 e 05 anos, teriam sido encontrados dia 12 no rio.

Durante reunião entre lideranças indígenas da Yanomami e Ministério Público Federal (MPF), ocorrida na tarde deste sábado, dia 15, os indígenas revelaram que duas crianças, uma de 01 outra de 05 anos, morreram no tiroteio que ocorreu no dia 10 na Terra Yanomami.

O conflito, envolvendo garimpeiros e indígenas, que está ocorrendo ha mais de uma semana na região conhecida como Base dos Americanos, localizado na comunidade Palimiu, na Terra Indígena, já teria tem feitos vítimas indígenas e também garimpeiros.

A reunião com o MPF ocorreu logo após a coletiva de imprensa realizada na na sede da Caritas em Boa Vista. Durante a coletiva os lideres relataram diversas problemáticas que estão ocorrendo no local. Lá, segundo eles, não é mais possível ter paz, apenas na madrugada deste sábado, mais de 40 barcos teriam passado pelo local e os indígenas temem pela segurança, principalmente das crianças. Eles reinvidicam a retirada dos garimpeiros da área e pedem providências do Governo Federal. 

Ainda durante a coletiva, a líder indígena Neila Palimili Theri afirmou que não veio para visitar a cidade, mas para relatar sofrimento. “Estamos sofrendo, somos ameaçados de morte, nossas crianças estão correndo perigo nesse momento. Não quero mais isso na minha aldeia. Ha muito tempo pedimos das autoridades para retirarem os garimpeiros. Não conseguimos dormir. Garimpo é ilegal, é inconstitucional. Nossas crianças morrem”, ´denunciou.