Cotidiano

Duas mil pessoas assinam documento contra aulas presenciais

O documento foi protocolado na Secretaria Estadual de Educação (Seed), Ministério Público e Prefeitura de Boa Vista

Um abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas foi protocolado nesta quinta-feira, 24, na Secretaria Estadual de Educação (Seed), Ministério Público e Prefeitura de Boa Vista, pedindo que as aulas presenciais da rede estadual e municipal de ensino, sejam retomadas somente após a distribuição de vacina contra o Coronavírus.

Uma comissão formada por pais e professores deu início à coleta virtual de assinaturas no mês de agosto. “Já temos provas suficientes que não existe um controle seguro para se lidar com a Covid-19”, diz trecho do documento protocolado, que cita ainda que crianças e adolescentes também foram vítimas da doença.

Para o professor Círio Ricardo, as escolas não têm condições físicas de receber os alunos durante a pandemia.

“Nossas salas de aulas foram construídas para comportar cerca de 20 alunos, mas na realidade temos salas com até 35 estudantes. Como evitar que haja contaminação entre tantas pessoas”, alertou.

Jacinta Santos é mãe de uma aluna do grupo de risco, segundo ela, os gestores não podem colocar a vida dos alunos em risco. “Eu me preocupo com a saúde de minha filha, assim como a dos demais alunos e também a dos professores. Não é seguro reabrir escolas nesse momento”, reforçou Jacinta.

As assinaturas foram coletadas virtualmente, e segundo o professor Wender de Souza, superou a expectativa de adesões.

“A população não quer esse retorno, os pais não querem por os filhos em risco, e nem os professores podem ser expostos, por isso estamos lutando juntos para que se retorne apenas com a distribuição de uma vacina”, acrescentou.

O abaixo-assinado continua aberto e recebendo assinaturas.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura informa que, até o momento, não há previsão de retorno às aulas na rede municipal.

GOVERNO – A Secretaria de Educação e Desporto, por meio de nota, esclarece que não há nenhuma data prevista para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino. Reforça que conforme a Portaria N° 1123/2020, o ensino remoto foi suspenso no período de 1° a 30 de setembro e que em outubro as atividades não presenciais serão retomadas na rede estadual de ensino.

MINISTÉRIO PÚBLICO – O Ministério Público do Estado de Roraima ( MPRR), por meio da Promotoria de Defesa da Educação, informa que recebeu o abaixo-assinado nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, e ressalta que cabe ao poder público tomar decisões de ordem sanitária e de saúde para determinar quando estarão presentes as condições para o retorno de qualquer atividade, inclusive das aulas presenciais. 

Informou ainda que compete ao MPRR, o acompanhamento das políticas públicas desenvolvidas para resguardar os direitos fundamentais dos alunos, pais, professores e demais profissionais que atuam na área da educação. 

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação reitera também, que tem um procedimento em tramitação desde o início da pandemia do coronavírus, com a intenção de acompanhar a situação da educação diante da suspensão das aulas presenciais.