Cotidiano

É falso que motoristas sem máscaras serão multados

Mensagem se espalhou nas redes sociais durante esta quarta-feira (29)

O uso da máscara descartável ou de tecido é amplamente divulgado e estimulado pelas autoridades de saúde de todo o mundo, na tentativa de evitar que o novo coronavírus se espalhe. Mas, isso não impede que mensagens falsas passem a circular nas redes sociais.

Como por exemplo, um texto que ganhou destaque nesta quarta-feira (28), onde o autor desconhecido afirma que o motorista flagrado dirigindo sem máscara será multado.

“Só um alerta. Detran, Polícia Militar e Guarda Municipal estão orientados a multar a partir de amanhã quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro. A multa custa R$ 128. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança, três pontos na carteira. Isso serve para motos também”.

Após a repercussão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) e a Prefeitura de Boa Vista publicaram notas de esclarecimento para desmentir a mensagem. Confira:

A Folha BV também entrou em contato com o comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Elias Santana, que desmentiu a informação. Ele ainda acrescentou que este tipo de multa não está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no decreto do executivo municipal, o uso é obrigatório apenas nos estabelecimentos e para os demais, foi dada uma recomendação.