Cotidiano

EDUCAÇÃO: Saiba as novas datas do Enem 2020

Ministério da Educação divulgou as alterações nos editais e também oficializou as novas datas do Exame Nacional

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as alterações nos editais e também oficializam as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2020. Agora as provas impressas e digitais serão aplicadas somente em janeiro de 2021.

Segundo o MEC a estrutura das provas permanece a mesma, tanto para a versão impressa quanto digital, com 180 questões objetivas e uma redação. A prova impressa acontece nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

No primeiro dia serão 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 de Ciências Humanas; e uma redação. No segundo dia do Enem serão 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Outra mudança é a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o período do exame, desde a entrada no local de prova até a saída, inclusive acompanhantes de mães que estiverem amamentando. A máscara deverá cobrir a boca e o nariz do participante, que poderá ser eliminado do Enem caso não respeite a determinação.

Os procedimentos de fiscalização, como identificação do participante, vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos, serão realizados respeitando o isolamento entre as pessoas. A ida ao banheiro também será controlada e os estudantes terão que higienizar as mãos na entrada e saída dos banheiros.

INSCRIÇÕES – Ao todo, 5.783.357 participantes tiveram a inscrição confirmada no Enem 2020. O número representa um aumento de 13,5% nas inscrições confirmadas em relação à edição de 2019.

Entre as inscrições confirmadas, 5.687.271 são para a prova impressa do Enem e 96.086 para o Enem Digital. Neste ano, do total de inscritos confirmados, 83% receberam a gratuidade da inscrição.