Cotidiano

Economia Solidária e Ecologia para Crianças são temas de oficinas

As oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas, interessados devem preencher um formulário online

Será realizada nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), a Feira do Bem Viver, promovida por instituições de inspiração católica de Roraima, com oficinas, exposições, apresentações culturais e comercialização de artesanatos e comidas feita por migrantes. A programação terá início às 17h no primeiro dia e continua no dia seguinte na sede da Cáritas, localizada ao lado da Catedral Cristo Redentor.

Aproximadamente 25 expositores estarão na Feira, sendo nove barracas de comidas, duas de confecção de roupa, duas de decoração, três com vendas de sabão e mais nove com vendas de artesanatos, com preços acessíveis para a comunidade em geral.

Além das oficinas, a Feira terá na programação apresentações de capoeira do projeto Fé e Alegria, a atração musical venezuelana Banda Trabukinho e na noite de sábado, o evento será encerrado com apresentação do cantor Neuber Uchôa. A identidade visual da Feira tem como inspiração a obra da artista indígena Carmezia Emiliano, intitulada ‘A árvore da Vida”, tendo como paisagem de fundo o Monte Roraima. 

As oficinas serão ministradas no segundo dia da Feira e trarão como temas: Economia Popular Solidária, ministrada por uma representante da Cáritas de Manaus e, na parte da tarde, a oficina Ecológica para crianças, ministrada pela coordenadora do programa Caminhos da Solidariedade, Elisângela Dias.

“Nos organizamos para dinamizar dois temas bastante pertinente para o público infantil: ‘ecologia’ e ‘sustentabilidade’. A abordagem será voltada para a faixa etária de 6 a 12 anos, entre os assuntos estão o meio ambiente, o cuidado e proteção com a Casa Comum e avaliação de novos hábitos”, explicou.

Ainda conforme Elisângela, a oficina parte da reflexão do Papa Francisco sobre a “Laudato Si”, um documento escrito por ele que fala muito sobre a questão ambiental e da ecologia integral. “Falaremos a partir desse documento para as crianças, ou seja, que todos nós temos um chamado para ser guardião da criação e como fazer isso no dia a dia”, adiantou ela.   

As oficinas são gratuitas e as vagas são limitadas, interessados devem preencher o formulário das inscrições disponibilizados on-line no site www.caminhosdesolidariedade.org.br.

Além das oficinas, a Feira terá na programação apresentações de capoeira do projeto Fé e Alegria, a atração musical venezuelana Banda Trabukinho e na noite de sábado, o evento será encerrado com apresentação do cantor Neuber Uchôa.

A identidade visual da Feira tem como inspiração a obra da artista indígena Carmezia Emiliano, intitulada ‘A árvore da Vida”, tendo como paisagem de fundo o Monte Roraima.