Cotidiano

Educação retoma aulas não presenciais na capital e interior

Estão sendo utilizadas duas frentes de atuação, uma para atender estudantes com acesso à internet e outra para os alunos que não dispõem desse recurso

Nesta segunda-feira, 6, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), retomou as aulas não presenciais na rede estadual de ensino na capital e interior de Roraima, inclusive nas  comunidades indígenas, atendendo o estabelecido no Decreto n° 28.663-E, de 31 de março de 2020.

A secretaria informou que elaborou um Plano de Implementação de atividades não presenciais para orientar gestores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos.

Serão utilizadas duas frentes de atuação, uma para atender alunos com acesso à internet e outra para atender os estudantes que não dispõem desse recurso. Para isso, as escolas fizeram um trabalho de mapeamento dos estudantes.

Para os alunos que têm acesso à internet, cada escola terá autonomia para definir a tecnologia a ser utilizada conforme a realidade de cada instituição de ensino, entre eles, redes sociais Whatsapp, Facebook, Youtube, aplicativos de encontros via web, entre outros.

Por meio desses recursos, serão encaminhadas microaulas, vídeos explicativos, conteúdos e demais atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.

Para os estudantes que não tem acesso à internet, serão confeccionadas guias e apostilas com conteúdos didáticos e atividades escolares. Os pais ou responsáveis poderão retirar o material na escola, com prazo para ser devolvido com a realização das atividades propostas.

Essas frentes de atuação serão adotadas nas escolas da capital, interior e também nas comunidades indígenas. As unidades de ensino que possuem alunos que moram distante da escola e que não têm  acesso à internet, o material será entregue com o apoio do serviço de transporte escolar.

A Seed realizou reunião com as empresas que prestam o serviço e articulou a forma de trabalho durante este período. Os seis Centros Regionais de Ensino Indígena estão recebendo impressoras e papel para a confecção de material didático para a distribuição aos estudantes das escolas indígenas, por meio do transporte escolar.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, destacou que este é um momento extremamente novo para todos em razão da Covid-19 e que nesse momento é preciso paciência para se encontrar caminhos possíveis.

“É uma situação nova, mas estamos trabalhando para minimizar os prejuízos e impactos. Diante dessa pandemia, o Ministério da Educação e os Conselhos de Educação já têm sinalizado para que os sistemas estaduais organizem, a partir de sua condição de trabalho, a flexibilização dos dias letivos”, explicou Leila Perussolo.

Assim cada secretaria estadual poderá trabalhar excepcionalmente sem a exigência do cumprimento dos 200 dias letivos estabelecido em lei. A flexibilização foi autorizada pela Medida Provisória n° 934, de 1° de abril de 2020.

Por fim, a secretária reforçou um pedido aos estudantes: “Pedimos aos nossos alunos que procurem organizar seu horário em casa, que procurem ocupar seu tempo com as leituras indicadas e a realização dos exercícios passados pelos professores. Também pedimos que continuem em casa, mantendo-se em segurança”, ponderou.