Cotidiano

Eja oferta mais de 2,7 mil vagas em RR

Matrículas iniciam nesta sexta-feira

Iniciam nesta sexta-feira, dia 26, as matrículas para a modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os interessados devem procurar até o dia 31 de julho, a Central de Matrículas, localizada na Avenida Silvio Botelho, 249, Centro, no prédio da antiga Escola Estadual Princesa Isabel, das 8h às 13h. As aulas começam dia  05 de agosto.

São ofertadas 2.724 vagas, sendo 899 para o Ensino Fundamental e 1.825 para o Ensino Médio. Para realizar a matrícula, o aluno tem que estar fora da sala de aula no mínimo seis meses.

Além disso, é necessário apresentar documento com foto. Já os alunos menores de idade é preciso estar acompanhado dos responsáveis e apresentar o documento dos mesmos.

“A Educação de Jovens e Adultos é destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada”, explicou a chefe da Divisão de Jovens e Adultos (Dieja), Sulivanha Lira.

O Ensino Fundamental da EJA é destinado às pessoas maiores de 15 anos completos e o Ensino Médio para maiores de 18 anos completos. No primeiro semestre deste ano, a EJA contou com 5.346 alunos matriculados, sendo 1.457 no Ensino Fundamental e 3.889 no Ensino Médio.

Atualmente 16 escolas estaduais ofertam a Educação de Jovens e Adultos nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio. São elas: Antônio Ferreira Souza, Conceição Costa e Silva, Fagundes Varela, Lobo D’Almada, Maria das Neves Rezende, Maria de Lourdes Neves, Professora Raimunda Nonato.

E ainda as Escolas Caranã, Carlo Casadio, Coema Souto Maior Nogueira, Luiz Ribeiro de Lima, Professor Jaceguai Reis Cunha, Maria Sonia de Brito, Voltaire Pinto, Maria dos Prazeres Mota e Monteiro Lobato.

Alunos da rede estadual estão de férias 

 Os estudantes da rede estadual de ensino estão de recesso escolar. O período vai de 19 de julho a 02 de agosto. As aulas do segundo semestre letivo iniciam no dia 05 de agosto na Capital e Interior (área rural e indígena).

 Após o retorno do recesso, os alunos da Capital iniciarão o 3° bimestre letivo, que vai de 05 de agosto a 07 de outubro. O 4° bimestre será de 08 de outubro a 16 de dezembro. Serão utilizados 08 sábados como dia letivo incluindo os sábados feriados. E as férias escolares do final do ano estão previstas para o período de 26 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020.

 Já as escolas do Interior do Estado, da área rural, o 3° bimestre será de 05 de setembro a 9 de novembro. O 4° bimestre vai de 11 de novembro a 21 de dezembro com recesso escolar previsto para o período de 26 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020.

 Depois retornam às aulas no dia 27 de janeiro até 15 de fevereiro para finalizar o 4° bimestre letivo. No segundo semestre, serão utilizados 11 sábados como dias letivos, incluindo sábados de feriado

Para as escolas indígenas, o 3° bimestre vai de 11 de outubro a 23 de dezembro e o 4° bimestre será de 27 de janeiro a 19 de março e 14 sábados serão utilizados como dias letivos, incluindo sábados de feriado. Já as férias do final do ano serão de 26 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020.