Cotidiano

El Niño atrasa início das chuvas em BV

A previsão é de volume de chuva próximo ou abaixo do normal em Roraima

A previsão climática para o trimestre maio, junho e julho no Estado mostra que 83% dos modelos climáticos indicam que El Niño está atuando em atrasar o início do período chuvoso no Estado. A previsão apresentada pelo meteorologista da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) é de volume de chuva próximo ou abaixo do normal em Roraima. Isso devido à persistência do aquecimento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do oceano Pacífico Equatorial, com atuação do fenômeno El Niño de fraca intensidade. 

Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão de chuva para os próximos dias em Boa Vista é de tempo nublado a parcialmente com possibilidade de chuva em áreas isoladas e com temperaturas estáveis variando entre 22ºC e 33ºC, umidade entre 45% e 90% e ventos direção NE (intensidade fraca a moderada) com possíveis rajadas isoladas. 

Com a presença do El Niño, de janeiro a abril deste ano, o acumulado de precipitação na Capital foi de 19,6mm, com a maior precipitação no mês de janeiro (8,6mm) e a menor precipitação em fevereiro (0,2mm). Lembrando que a média histórica de precipitação em Boa Vista, por exemplo, é de 1.678,6mm de chuva no período.

Ramon informou que o período chuvoso no Estado iniciou tímido em meados de abril na região Sudeste atingindo os municípios de São João da Baliza, Caroebe, Caracaraí e Rorainópolis, e no setor Oeste dos municípios de Iracema, Amajari e Alto Alegre. 

“Estas chuvas que caem no Sudoeste do Estado terão como consequência a elevação dos principais rios da Sub-Bacia Rio Branco, composta pelos rios Tacutu, Uiramutã e Uraricoera, que até o momento tiveram registros muito abaixo da média nos últimos meses, mas que contribuem para elevar um pouco o nível do rio Branco”, afirmou. 

Já nos municípios do setor Nordeste e Centro-Norte do Estado, que compõem Uiramutã, Normandia, Pacaraima, Cantá, Bonfim e Boa Vista apresentam pouco índice de chuvas.

Já o Sul do Estado será atingido com chuvas próximas de 16mm. A previsão sazonal para maio e junho é de que as chuvas sejam abaixo da normal climatológica no Estado de Roraima. 

“Porém, tendo em vista que por conta das fortes e frequentes chuvas que devem cair até o mês de agosto, se recomenda que as defesas civis do Estado e dos Municípios intensifiquem o monitoramento nas áreas de risco consideradas vulneráveis a alagamento, inundações e enxurradas”, alertou.