Eleita nova presidência do Conselho do Fundeb em Roraima - Folha de Boa Vista
EDUCAÇÃO
Eleita nova presidência do Conselho do Fundeb em Roraima
Entre as principais atribuições do colegiado, estão: acompanhar a aplicação dos recursos federais, supervisionar o Censo Escolar e elaborar parecer das prestações de contas
Por Folha Web
Em 16/03/2022 às 07:30
A presidente do Conselho do Fundeb, Antonia Pedrosa, e o vice Waldemir Aguiar Souza (Foto: Divulgação)

A professora Antonia Pedrosa Vieira foi eleita, nessa terça-feira (15), presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), para os próximos quatro anos.

A representante do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima) tem como vice Waldemir Aguiar Souza, secretário municipal de Educação de Iracema e representante da Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).

"É um desafio, mas é algo importante, acredito que quando algo é importante para nossa carreira, nós precisamos assumir responsabilidades. O Conselho é um órgão de controle social de verbas públicas e espero que, junto com os demais membros desse Conselho, possamos desempenhar esse papel com firmeza e com muita unidade", destacou Antonia.

O Conselho é formado por 32 integrantes entre titulares e suplentes, representantes da sociedade civil organizada, dos Poderes Executivos Municipal e Estadual, da Undime-RR, de estudantes, pais de estudantes, do Conselho Estadual de Educação, Sinter, além de escolas e professores indígenas.

Os membros do Conselho foram nomeados por meio de dois decretos estaduais publicados no Diário Oficial do Estado dos dias 22 de fevereiro e 14 de março de 2022. Entre as principais atribuições do colegiado, estão: acompanhar a aplicação dos recursos federais, supervisionar o Censo Escolar e elaborar parecer das prestações de contas, examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais.

"O Conselho do Fundeb está previsto na legislação vigente e é um órgão importante dentro do sistema educacional para acompanhar as transferências e aplicações dos recursos públicos para execução de programas federais que são essenciais para o pleno desenvolvimento da Educação Básica", destacou a secretária de Educação, Leila Perussolo.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
1
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!