Cotidiano

Em 2020 mais de 12,6 mil venezuelanos foram interiorizados

Mais de 620 municípios nacionais participam desse processo de interiorização para receberem os venezuelanos

Apenas em outubro, mais de 1,5 mil venezuelanos deixaram os abrigos de Boa Vista rumo a outros estados. Desde o início de 2020, mais de 12,6 mil venezuelanos já deixaram o Estado. As informações são da coordenação da Operação Acolhida em Roraima.

De acordo com os dados, desde o início da Operação Acolhida, que é uma organização humanitária coordenada pelo Governo Federal com o apoio de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 40 mil imigrantes foram interiorizados.

Mais de 620 municípios nacionais participam desse processo de interiorização para receberem os venezuelanos. As cidades que mais recebem eles são: Manaus (4.863), São Paulo (2.926) e Curitiba (2791), com destaque para os estados de São Paulo (7.358), Paraná (6.829) e Rio Grande do Sul (5.838).

O responsável pelo processo de aprovação da transferência dos imigrantes das cidades de fronteira para outros estados é o Subcomitê Federal de Interiorização, que conta com mais de 100 entidades da sociedade civil que oferecem assistência emergencial aos migrantes e refugiados que entram pela fronteira de Roraima.