Cotidiano

Em dois dias, tensão na Terra Yanomami resulta em 13 mortes

Oito corpos foram encontrados próximo da comunidade Uxiú, onde três indígenas foram baleados. Quatro homens morreram em confronto com a PRF. Governo federal pretende intensificar ações contra o garimpo.

O assassinato do agente de saúde Ilson Xirixana, de 36 anos, foi apenas o começo de uma sequência de mortes registradas, em um único fim de semana, na Terra Indígena Yanomami. Até o momento, o total é de 13 mortos.

Nessa terça-feira (2), a Polícia Federal revelou ter encontrado oito corpos na região próxima da comunidade Uxiú, onde Ilson, Venâncio e Otoniel foram baleados durante um ritual fúnebre. As oito vítimas foram encontradas no domingo (30), durante um sobrevoo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Ainda no domingo, quatro morreram em confronto com a PRF, que acompanhava uma ação do Ibama. O relato é de que os policiais teriam sido recebidos a tiros pelos supostos garimpeiros. Um dos mortos era foragido do Amapá.

O governo federal pretende realizar ajustes e intensificar a operação contra o garimpo no território Yanomami. Na segunda-feira (1º), as ministras da Saúde, Nísia Trindade, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e do Meio Ambiente, Marina Silva, desembarcaram no estado para avaliar a situação.

A estimativa do governo Lula é de que 70% a 80% dos garimpeiros já tenham abandonado o território. Satélites de monitoramento, no entanto, apontam que ainda há movimentação do garimpo ilegal. 

Guajajara destacou que a intenção do governo federal é que a expulsão dos garimpeiros da Terra Yanomami ocorra de forma pacífica e sem “derramamento de sangue”. Marina afirmou que a visita interministerial serviu “para mostrar que o Estado brasileiro não vai recuar face à criminalidade”.

Representantes do Movimento Garimpo é Legal (MGL) pretendem fazer uma manifestação nesta quarta-feira (3), às 9h, em frente à Superintendência da PF, por conta da morte de garimpeiros. 

Em três meses, a operação destruiu 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, 2 helicópteros, motores e balsas, barcos e tratores. Também foram apreendidas 36 toneladas de cassiterita, 26 mil litros de combustível, além de equipamentos no garimpo.