Cotidiano

Em expansão, mercado diversifica serviços oferecidos em BV

Na capital, além de lojas especializadas em roupas, camas e ração, os donos de animais já encontram até creche para os animais.

Quem tem animal de estimação sabe como os bichinhos podem ocupar um lugar especial no coração e na casa. Os cães, por exemplo, estão entre os animais favoritos para criar vínculos, devido à fidelidade ao dono. Mas apesar do afeto pelo amigo de quatro patas, é comum que os gastos com animais sejam altos dentro do orçamento doméstico. Uma das últimas pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao crédito (SPC) sobre o quanto o Brasileiro gasta com animais de estimação, revelou que em média são investidos no mínimo R$ 189 por mês. 76% dos lares brasileiros possuem algum animal de estimação e 33% dos donos assina algum plano de saúde para o animal. 

A cada ano o perfil dos donos de animais de estimação muda. O mercado local para pets também avança na mesma proporção. Em Boa Vista o mercado voltado para o mundo pet vem crescendo e se tornado uma tendência de investimento entre os empresários que ofertam serviços para clientes que tratam seus animais de estimação como filhos.

O publicitário Erick Bruno, que é dono do Thor, um poodle com um ano de idade, veste seu bichinho de estimação como uma criança. O cachorro anda sempre com colete, calção e boné. Segundo o dono, Thor considera tão comum usar roupas que a resistência é para não tirar os acessórios. “Ele gosta e nunca forçamos para que usasse. Foi costume que criamos sem estressá-lo, desde filhote e como associou a passeio, até colabora para que coloquem.” Erick também garante que o Thor não é apenas bicho de estimação, mas membro oficial da família. “Tratamos como irmão caçula, com direito a banho em lojas especializadas, ração e petiscos próprios e até cama própria. É um amor que não se explica, o retorno é em forma de companheirismo,” declarou.

Kalel Dias é quem agradece a dedicação dos donos de animais de estimação. O empresário é dono de pet shop, loja de banho e roupas e garante que o retorno financeiro é positivo. 

“Existem clientes que tratam seus animais como filhos e não medem limites financeiros para que sejam bem tratados. Nós investimos na venda de camas, assim como roupas, de vários tipos e formas, encomendadas no estilo que o dono desejar. Quando fazem aniversário, ganham até festa temática”, disse o empresário.

Outra novidade em Boa Vista é a abertura de creches para animais de estimação. Uma delas, no bairro São Francisco, tem até mesmo momentos recreativos para os bichinhos. O espaço é destinado para que explorem, cavem, cheirem, brinquem e socializem com outros cães e a ideia está sendo bem recebida pelos clientes que querem investir em tempo de qualidade para seus bichos.

“Um cachorro com necessidades supridas apresenta comportamento mais equilibrado em casa e os donos convivem menos com agressividade ou ansiedade dos bichos, por exemplo. O nosso diferencial é utilizar métodos positivos para que o cãozinho seja treinado, aproveite o dia e até se hospede no hotelzinho passando por adaptação ao ambiente,” ressaltou a proprietária Quiecen Alves.