Cotidiano

Em seis meses, mais de 500 novas empresas foram abertas pela Redesim

Roraima dispõe de Sistema Simplificado para abertura e fechamento de empresas e os serviços online reduzem burocracias 

Em um pouco mais de seis meses, a Rede de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim, já ajudou a constituir cerca de 524 empresas e a extinguir 185. No ano passado, no mesmo período, 418 empresas foram abertas e 122 fechadas.

O procedimento permite que o registro de empresas aconteça de forma automática, sem intervenção humana, se todos os dados estiverem corretos, É uma forma de reduzir a burocracia em serviços que duravam oito dias para ser realizados e que agora podem ser feitos online, em apenas cinco minutos, por meio de uma linguagem jurídica simples.

Criada pelo Governo Federal, a rede nacional foi implantada no país em 2008 e existe desde 2015 no estado, mas poucos conhecem as facilidades ofertadas para quem objetiva o ingresso no setor produtivo, seguindo passos simples acessando de qualquer região com internet para realização da abertura de uma empresa.

Conforme explicado pela Auditora Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Ana Claudia Gomes, a Redesim, no estado, vem passando por fases de adaptações de um sistema manual para o tecnológico. A principal novidade é que até 30 de julho o trabalho que era feito pela Junta Comercial e parcerias como prefeitura, bombeiros e outros órgãos passarão a ser articulados a nível nacional pela Receita Federal do Brasil. “Qualquer pessoa que queira empreender e solicitar seu cadastrado, o terá em um tempo mais reduzido. O portal, ao invés de ser local, será nacional. Quando alguém solicitar abertura de uma empresa, a Receita Federal receberá notificação do contribuinte, a Sefaz também saberá e seremos nós que conduziremos todas as informações locais”, explicou.

Ana Claudia Gomes também disse que a rede tem como finalidade integrar diversos processos legais que permeiam a vida de uma empresa como fechamento, alteração, inscrição e registro, ressaltando que a tecnologia agiliza serviços já que o contribuinte pode acessar o portal por meio de computador ligado à internet e todas as informações e trâmites que cabem aos órgãos envolvidos executarem será feito virtualmente. 

A analista fazendária Luana Nogueira falou sobre os benefícios já existente em um sistema que está na fase de integração nacional e que também incluirá mais interação com o cidadão e inclusão do serviço de consulta ao CNPJ por nome empresarial ou nome fantasia.

“Todo o trabalho continuará em rede, mas agora Roraima também estará interligado ao nacional. É claro que aplicativos especiais em dispositivos móveis em um sistema que atinja o estado ainda não será possível. É necessário que futuramente seja discutida uma tecnologia específica, mas já foram dados grandes passos para alcançarmos mais metas”, explicou a analista.

O delegado da Receita Federal em Roraima, Omir Rubim, também falou sobre a Redesim no estado e como a desburocratização em serviços beneficia Roraima. “A atuação conjuga esforços de vários órgãos para que o ambiente de negócios do estado e no Brasil venha a melhorar. Roraima está à frente em relação ao implemento desses mecanismos que fomentam crescimento. 

Auditora ressalta importância da educação Fiscal de contribuintes 

Auditora Fiscal da Sefaz ressalta importância de estar atento às exigências no site da Redesim para andamento agilizado de processos


Auditora Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Ana Claudia Gomes, ressaltou a importância da educação fiscal dos contribuintes na hora da realização do cadastro na Redesim. De acordo com ela, muitos processos entram em análise e demoram mais tempo para conclusão porque não existe atenção na hora de preencher os itens obrigatórios. 

“É importante que essas pessoas compreendam que podem realizar qualquer atividade na área escolhida, mas que para os órgãos competentes envolvidos nesse processo da abertura da empresa é preciso deixar claro o que será de fato executado. Todos podem ser empreendedores, mas é necessário conhecer o que pode ser feito e o papel como cidadão consciente na hora da transparência naquilo que é exigido no processo para ser um empresário de sucesso”, explicou.

Ana Claudia falou sobre a disponibilidade de uma linguagem jurídica simplificada aos futuros empresários. “Nós também queremos que toda a linguagem jurídica seja a mais simples possível ao cidadão que busca fazer parte do setor empresarial. Uma inscrição Estadual, por exemplo, pode ser feita em até cinco minutos, mas é necessário que o contribuinte esteja atento às exigências feitas no site. Não podemos ter nenhuma dúvida porque a Sefaz é um órgão sério de controle”, concluiu.