Cotidiano

Em treinamento, forças de segurança do estado simulam sequestro

Intenção da atividade era demonstrar a capacidade de gerenciamento de crise e preparo das forças policiais do Estado, em situações semelhantes, que possivelmente ocorram na sociedade

Uma ação coordenada pelas forças estaduais de segurança simulou o desfecho da tentativa de um assalto por três infratores a um supermercado, nessa quinta-feira (2), no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. O delito foi frustrado, porém, culminou no sequestro de um ônibus coletivo de passageiros. 

A operação contou com policiais da Força Tática, e do Bope (Batalhão de Operações Policiamento Especial), da Polícia Militar de Roraima, e agentes da GRT (Grupo de Resposta Tática), da Polícia Civil. A intenção da atividade era demonstrar a capacidade de gerenciamento de crise e preparo das forças policiais do Estado, em situações semelhantes, que possivelmente ocorram na sociedade.

A simulação assustou moradores, que acreditaram que tudo era real. “É uma situação que pode ocorrer com a gente. A Polícia atuou muito bem. No início até achei que fosse real”, declarou Gleidemara Miriam.

“Fiquei um pouco assustada com os gritos das mulheres desesperadas vindo de dentro do ônibus, achei que era real, mas me tranquilizei quando fiquei sabendo que se tratava de um treinamento”, relatou a adolescente Talita da Silva, de 14 anos, que observou do quintal de casa como tudo aconteceu.

Entenda a ação


Forças de segurança do estado treinaram como podem agir em casos como este (Foto: Secom-RR)

Na operação, os policiais isolaram a área com o perímetro de aproximadamente 500 metros para garantir a segurança de moradores e dos agentes. A simulação contou com um militar especialista em gerenciamento de crise e três negociadores da PM, além de três porta-vozes e dois atiradores de elite (um da PM e outro da GRT), que estavam posicionados em local estratégico.


Ação assustou moradores do bairro Nova Cidade (Foto: Secom-RR)

Dez viaturas e 45 agentes de segurança foram utilizados na ação. Após horas de tensão e negociação com os infratores, o desfecho se deu com a libertação das reféns, que foram encaminhadas ao HGR (Hospital de Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e terminou com a rendição dos três bandidos presos e encaminhados à Delegacia de Flagrantes.

Um dos coordenadores da diligência, o capitão César Damasceno, ressaltou a grandeza e o sucesso do treinamento empregado com homens e mulheres envolvidos. “O desfecho foi favorável para as duas partes, mas acontece de não ser favorável para o delinquente. A Polícia Militar sempre sai positivada nesse tipo de ocorrência”, frisou.

Sala de gerenciamento de crise


Ação foi acompanhada da sala de monitoramento da Sejuc (Foto: Secom-RR)

O trabalho foi acompanhado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) e pela cúpula de Segurança Pública do Estado, pelo videomonitoramento das viaturas do programa Polícia na Rua, transmitido pela sala de monitoramento na Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). “Isso demonstra o preparo que nossos policiais militares e civis têm para atuação do dia a dia”, enfatizou Denarium sobre o treinamento.

Também da sala de monitoramento, o comandante-geral da PM de Roraima, coronel Francisco Xavier, conduziu a negociação, em contato direto com a equipe que estava no local da ação. “Foi uma ação exitosa.  Planejamos com cautela e o resultado foi dos melhores. Isso revela o grau de preparação que nossas forças de segurança têm para atuação diária “, avaliou.