Em um dia, Roraima tem chuvas acima do previsto para todo o mês de maio - Folha de Boa Vista
PERÍODO CHUVOSO
Em um dia, Roraima tem chuvas acima do previsto para todo o mês de maio
Volume de águas culminou no rompimento de estradas do Sul do Estado, ruas alagadas na capital e famílias removidas das residências por conta do risco.
Por Folha Web
Em 20/05/2022 às 16:30
Bombeiros militares e brigadistas estaduais foram enviados para atuação direta nas ações de resposta às chuvas (Foto: Ascom/CBMRR)

Roraima registrou nessa quinta-feira (19) a marca de 348,8 milímetros de chuvas, volume acima dos 347 milímetros da previsão normal climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de maio. Isso refletiu no rompimento de estradas do Sul do Estado, ruas alagadas na capital e famílias removidas das residências por conta do risco.

Mais de 200 bombeiros militares e brigadistas estaduais foram enviados para atuação direta nas ações de resposta às chuvas e cheias dos rios de Roraima.

Nos municípios do interior, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e a Defesa Civil vêm atuando e fazendo vistorias nas vicinais e estradas. Atualmente, a situação que mais preocupa é o Sul do Estado.

Segundo a Defesa Civil estadual, houve rompimento de três pontos da BR-210, sendo dois entre São João da Baliza e Caroebe e outro próximo a Caracaraí.

A Defesa Civil e os bombeiros da 1ª Companhia de Caracaraí e da 2ª Companhia de Rorainópolis fizeram a vistoria e o isolamento dos locais para evitar acidentes. Os reparos nas estradas foram feitos pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), por serem rodovias federais.

"O inverno se intensificou desde o fim de semana passado. Já houve transtornos provocados pelas chuvas nas estradas, com interrupção do tráfego, em especial no Sul do Estado", destacou o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil de Roraima, coronel Cleudiomar Ferreira Alves, ao informar que as equipes estão atendendo os municípios que apresentam dificuldades em função das fortes chuvas.

Ademais, equipes do Governo do Estado vistoriaram uma ponte no Taiano, em Alto Alegre, onde a cabeceira da ponte cedeu e a manutenção foi realizada pela Prefeitura do Município.

Também foram realizadas diversas vistorias no Município de Cantá, na região do rio Barauana, Barauaninha e Itã. O nível destes rios, devido ao grande volume de chuvas, subiu e cobriu trechos de estradas e pontes. O tráfego de veículos foi suspenso nestes locais, mas não houve famílias isoladas ou ilhadas.

Em Rorainópolis, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros realizou, além de vistorias solicitadas, a retirada de famílias das vicinais 2 e 28. Também foi feita a baldeação de alunos na vicinal 9.

Capital

Em Boa Vista, o Corpo de Bombeiros está atendendo grande quantidade de queda de galhos de árvores em diversos bairros. A corporação está montando equipe extra para atender a quantidade de solicitações realizadas por meio da Central 193.

Nessa quinta, o CBMRR e a Defesa Civil de Roraima atenderam as duas primeiras solicitações de retirada de pessoas devido ao alagamento das residências.

Nas duas situações, registradas no bairro Senador Hélio Campos, os moradores apresentavam dificuldades de locomoção, foram retiradas pelas equipes do Governo de Roraima e levadas para casas de familiares e/ou amigos.

"Em Boa Vista, há vários pontos de alagamento dentro do perímetro urbano, bairros como Senador Hélio Campos, Cauamé, Paraviana próximo ao rio Cauamé, costumam sofrer alagamentos", disse o coronel, ao adiantar que a Defesa Civil acionou mais duas equipes para darem suporte a essas famílias que vivem nessas áreas susceptíveis a alagamentos.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
5
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!