Cotidiano

Em véspera do dia dos pais, comércio fica vazio

Poucas pessoas estiveram no Centro de Boa Vista na manhã deste sábado (10). Para comerciantes, data não é lucrativa

Apesar de estar entre as cinco datas comemorativas que mais movimentam o comércio, o dia dos pais não é um dia esperado pelos lojistas, como o dia das mães, dos namorados ou natal.

A reportagem da Folha Web esteve na manhã de hoje (10) na avenida Jaime Brasil, Centro de Boa Vista, para ouvir a opinião de vendedores e comerciantes na área comercial mais famosa da cidade. 

Em uma loja de calçados, uma vendedora que preferiu não se identificar, acredita que a baixa procura está relacionada com o retorno das férias. “Muitos viajaram e tiveram recessos do trabalho e escola no mês de julho. Quando retornam, já gastaram muito e agora estão economizando pra pagar contas” diz.

Na recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi estimado que as vendas referentes ao dia dos pais deveriam movimentar cerca de R$ 8,8 milhões em Roraima, o que representaria um aumento de 2,3% na comparação com 2018. Os segmentos de Hiper e Supermercados poderiam ser o destaque positivo da data. Em seguida, estariam o ramo de artigos de uso pessoal, doméstico, como utilidades para o lar e eletroeletrônicos e depois vestuário e calçados.

“Como comerciante, não acredito que o movimento melhore significativamente daqui para amanhã. Nem o dia das mães foi agitado. Um ou outro apareceu para comprar, a crise também pesa bastante” afirmou o proprietário de uma loja de roupas.