Cotidiano

Embaixada da Venezuela inaugura centro de atendimento em Roraima

A cerimônia de inauguração contará com a presença da embaixadora María Teresa Belandria

A Embaixada da Venezuela inaugura nesta quinta-feira (1), às 10 horas, o primeiro Centro de Atendimento ao Venezuelano em Boa Vista (RR), com o objetivo de prestar assistência aos migrantes que moram na capital e no estado. Na sexta e no sábado, será promovido um mutirão para emissão de documentos e outros serviços consulares. 

A unidade fica no centro da cidade, com fácil acesso para os venezuelanos. A cerimônia de inauguração contará com a presença da embaixadora María Teresa Belandria e do ministro-conselheiro Tomás Silva. 

O mutirão será coordenado pelo representante da Embaixada em Roraima, Ricardo Delgado, com o suporte de voluntários. Será possível emitir certidões de nascimento, de matrimônio e de solteiro, prova de vida e registro de carteira de motorista estrangeira. Interessados devem se inscrever no link

A sede consular da Venezuela em Boa Vista – assim como os demais consulados e a embaixada em Brasília – continua ocupada pelos representantes diplomáticos de Nicolás Maduro, mesmo após o Itamaraty declará-los persona non grata no início do mês. 

“É importante alertar que documentos emitidos por esses funcionários não tem validade em território brasileiro”, diz Belandria. Ela adverte, ainda, que foram recebidas queixas de cobranças indevidas de até US$ 50 por serviços que deveriam ser gratuitos. 

Segundo o Atlas Temático – Migrações Venezuelanas, elaborado pela Unicamp, Roraima é o estado brasileiro com maior concentração de venezuelanos, com cerca de 83 mil estrangeiros. No Brasil, já são 280 mil migrantes.


Inauguração do Centro de Atendimento ao Venezuelano

Quinta-feira (1), às 10 horas

Na Rua Dr. Araújo Filho 307, Centro, Boa Vista (RR)

Mutirão de atendimento consular

Sexta-feira (2) e sábado (3), até 12h 

Inscrições: https://t.co/UCrXgwVhwj