Cotidiano

Embrapa vai analisar pedigree de Tambaqui em criatórios 

Segundo o pesquisador, o controle de pedigree é um dos principais desafios enfrentados pelos criadores de tambaqui

Os criadores de tambaqui contarão com um serviço técnico da Embrapa para saber se suas matrizes são puras ou híbridas (fruto de cruzamento com outra espécie) e se possuem algum grau de parentesco entre si. 

À Folha, o pesquisador Sandro Lóris, informou que para acessar o serviço, oferecido inicialmente de forma restrita pela Empresa, o piscicultor deverá entrar em contato pelo e-mail [email protected].

“Alexandre Caetano é o pesquisador de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa e não se trata de curso, mas de um serviço que está disponibilizado para os produtores de alevinos de Tambaqui para que possam ter acesso as informações importantes sobre cruzamentos e genética, para não produzirem peixes com deformidades e, sim, com mais pureza e qualidade”, disse.

Ele citou que as informações sobre pureza e consanguinidade são importantes para o bom desempenho técnico da criação e serão geradas por meio de ferramentas genômicas desenvolvidas pela Embrapa.

“Os produtores vão ter acesso ao passo a passo de como fazer coleta de material, enviar esse material e o pesquisador vai descrever e recomendar o que deve ser feito para melhorar o criatório”, disse.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Alexandre Caetano, o controle de pedigree é um dos principais desafios enfrentados pelos criadores de tambaqui. “O cruzamento entre parentes próximos (meios-irmãos, irmãos ou primos) pode causar perdas de até 25% dos alevinos, e de até 30% na produção dos sobreviventes, na fase da engorda”, afirmou.

RORAIMA – O empresário Aniceto Wanderlei, maior produtor de Tambaqui do Brasil, disse a Folha que já utiliza essa técnica em seus criatórios de peixes no Estado. Sendo o único em Roraima a possuir essa certificação de pureza. 

“Isso é um projeto de certificação de pureza do Tambaqui. Estivemos no lançamento deste projeto, dias 3 e 4 deste mês, em Tocantins, onde foi anunciada essa ferramenta pela Embrapa, mas que já usamos no nosso plantel essa certificação do Cenagem (Centro Nacional de Biotecnologia e Melhoramento) da Embrapa. Nossos peixes são puros e sem a possibilidade de reprodução de algum grau de parentesco, que seja de 0,001”, afirmou. “Nossos peixes possuem chips com toda genética, informando quem é o pai, a mãe, os avôs maternos e paternos. E todos os alevinos que vendemos já é com certificação de pureza.

Aniceto informou que atualmente está produzindo mais de 12 milhões de quilos de peixe por ano, em 1.400 hectares de laminas d’água em criatórios localizados nos municípios de Amajarí e Cantá. Toda produção é vendida para o Estado do Amazonas. (R.R)