Cotidiano

Emergência e leitos inaugurados no hospital infantil de RR

Objetivo é melhorar atendimentos que aumentaram consideravelmente com o fluxo venezuelano em Roraima

Foi inaugurado na manhã de terça-feira, 30, no Hospital Infantil Santo Antônio, a nova estrutura do Bloco C que agora dispõe de UTI, emergência e urgência ampliada. Objetivo é suprir a alta demanda em atendimentos na unidade, por conta do intenso fluxo imigratório em Boa Vista, e melhorar a qualidade de serviços às crianças que chegam ao Hospital em busca de cuidados médicos. 

Em 2013, o Bloco C apresentava apenas 34 leitos de enfermarias e 6 pontos para área de nebulização. Com a reforma, o número de leitos subiu para 41 e os pontos de gases canalizados somam 16. A UTI também ganhou 10 leitos novos e sala de espera com vestiário.

O recurso para realização da obra foi de 3,5 milhões e veio de emenda federal. 

Em coletiva, a diretora do Hospital Infantil, Marelí Damasceno, também falou das dificuldades na realização da reforma do Bloco C enquanto o Estado enfrentava surto de Sarampo e falou da importância em prestar um serviço mais humanizado a quem chega à unidade, além da preocupação em oferecer atendimento aos indígenas que apresentam cultura diferente.

“Continuamos enfrentando um fluxo migratório desordenado e foi difícil trabalhar em setores provisórios. Sabemos que saúde não se faz apenas com prédio bonito, é preciso a colaboração de todos na equipe da saúde para um trabalho competente,” ressaltou.

Hospital registrou mais de 122 mil atendimentos

O Hospital Santo Antônio é a única unidade voltada especificamente para o atendimento infantil em Roraima. Em 2016, foram registrados 80. 519 atendimentos de crianças brasileiras e apenas 66 atendimentos de crianças venezuelanas, o que equivalia a média de 5 crianças estrangeiras por mês. Já no ano de 2018 esses números cresceram. Foram atendidos 111.091 brasileiros e 11.764 mil crianças venezuelanas. Em dois anos, houve aumento de 52% em atendimentos no Hospital.

A prefeita Teresa Surita ressaltou que a realidade imigratória não irá parar, por isso é necessário saber lidar com o cenário e adequar da melhor forma possível os serviços para atender a todos.

“Iremos iniciar mais uma construção de um bloco e entregá-lo até o final de 2020. Também pretendemos fazer concursos, ainda esse ano, para contratação de mais profissionais caso não ocorra a diminuição dos nossos recursos,” concluiu Teresa.