Cotidiano

Emhur derruba casas e moradores registram Boletim de Ocorrência

Um morador registrou ocorrência informando que comprou o terreno e reclamou de não ter sido notificado

Moradores do bairro Senador Hélio Campos, zona oeste da capital, denunciaram  para a Folha que a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) da Prefeitura de Boa Vista, teria derrubado casas em uma área do bairro.

Segundo os moradores que chegaram a registrar boletim de ocorrência, a demolição teria ocorrido sem mandado judicial e as pessoas teriam os documentos do terreno, que, supostamente, comprovariam que elas possuem a posse por aquele lugar.

“Simplesmente passaram com a máquina em cima da casa das pessoas e as pessoas que moravam nessas casas estavam obedecendo à quarentena. Chegaram com a máquina e destruíram tudo”, disse um morador.

Um morador que teve a residência derrubada denunciou que saiu para trabalhar pela manhã, e foi avisado pelos vizinhos. 

Em depoimento, ele relatou que havia comprado a casa, e que teria o documento de compra e venda, mas que nunca foi avisado em relação a possível irregularidade.

“Eu fui informado pelos moradores vizinhos que um trator retroescavadeira havia feito a derrubada junto com guarda municipal. Nem estava no local” relatou.

OUTRO LADO – Entramos em contato com a Prefeitura de Boa Vista para pedir posicionamento sobre o assunto. Em nota, a prefeitura informou que:

“A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informa que a fiscalização ambiental fez a retirada de construções erguidas de forma irregular (invasão) em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Senador Hélio Campos, após denúncias da própria população. 

Todos foram previamente notificados e autuados. A construção em Área de Preservação Permanente é crime ambiental e a legislação prevê multa a partir de 500 reais.”