Cotidiano

Empresa é flagrada despejando concreto no Paraviana

A empresa não seria a única a descarregar resíduos sólidos naquele local. Situação incômoda tem virado rotineira na vida dos moradores da região

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Um caminhão que pertencente a uma empresa de Concretos e Pré-moldados de Cimentos, que presta serviços para a Prefeitura de Boa Vista, foi flagrado por moradores do bairro Paraviana despejando concreto em uma área onde eles afirmam ser de preservação ambiental, localizada na região próximo à Praia da Polar.

Um morador que flagrou o momento em registros de áudio e vídeo enviados a nossa equipe contou que estava estudando e, ao constatar que se tratava de concreto fresco largado pela equipe da empresa, buscou um carrinho de mão que tinha em casa, retirou uma parte desse material e utilizou para consertar um buraco que estava aberto na calçada na rua.

“Sempre tem caminhão de empresa despejando alguma coisa nessa área, que é de preservação, mas concreto foi a primeira vez. Eu usei o concreto para consertar a calçada da rua, mas era tanto jogado a toa que dava pra fazer uma calçada enorme. Que prejuízo, meu Deus!”, desabafou o morador.

Os funcionários da empresa que deixaram o material foram advertidos pelos próprios moradores, que ameaçaram denunciar o crime, e foram embora assim que perceberam a movimentação.

A prática ilegal de jogar resíduos na área de preservação do Paraviana é rotineira, segundo os moradores, que afirmaram que pessoas físicas e outras empresas também têm feito o mesmo.

Um grupo de moradores do local se uniu para observar e fiscalizar toda a situação, replicando e expondo as infrações ocorridas ali, já que não há qualquer posicionamento das autoridades sobre a situação.

“Infelizmente é bem comum que algumas empresas que trabalham com construção aqui da capital façam esse descarte de materiais aqui, nessa área que é de preservação, violentando o ecossistema”, salientou outro morador da região que também não quis se identificar.

OUTRO LADO – Sobre a situação envolvendo a prestadora de serviço no bairro Paraviana, a Prefeitura de Boa Vista informou que “notificou e multou a empresa porque ela estava jogando concreto em área de preservação ambiental”. Porém, também afirma em nota que não há qualquer serviço feito pela empresa para a prefeitura.

A denunciada também mandou nota a nossa equipe, esclarecendo que houve um descuido por parte de um colaborador, que fez a lavagem do cocho da bomba de concreto na rua Ministro Sérgio Mota. A equipe retornou ao local no mesmo dia, após reclamação dos moradores, com alguns funcionários e uma pá mecânica para realizar a remoção do material. 

A empresa também afirmou em nota que de maneira alguma o concreto teria sido jogado em uma Área de Preservação Ambiental, e sim em um terreno baldio.