Cotidiano

Empresa e residências de investigados também foram alvos da PF

O órgão investiga atuação de grupo que desviou verbas públicas destinadas para a saúde indígena de Roraima

Conforme adiantamos mais cedo, a Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira, dia 1º, mandados de busca e apreensão no âmbito da “Operação Quíron”, que apura denúncia de desvio de verbas públicas destinadas para a saúde indígena de Roraima.

A ação foi iniciada por volta das 6h20. A sede do Distrito Sanitário Indígena do Leste (DSEI Leste) foi um dos alvos da operação. Até as 10h40, as equipes recolhiam documentos que vão dar base na materialidade das irregulares.

Além do DSEI Leste, os mandados de busca e apreensão (cinco ao todo) foram cumpridos na sede da empresa contratada para fornecer itens médico-hospitalares e na residência do ex-coordenador distrital do órgão e outros envolvidos. Os pedidos foram expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária de Roraima, após representação da Autoridade Policial e com o apoio do MPF.

Segundo a própria PF, as investigações apontaram fraudes em licitações com empresa que faz o repasse de materiais e serviços de mão de obra terceirizada para o DSEI Leste. Essa empresa tinha um contrato de quatro anos com o órgão.

Vale lembrar que em fevereiro deste ano a Folha publicou matéria onde o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) denunciou problemas na entrega de medicamentos e materiais médicos na farmácia da entidade, que funciona na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai). O coordenador do órgão indígena na época negou as acusações.

A matéria completa você confere também na Folha Impressa desta sexta-feira, dia 2.
 

VEJA MAIS:

Indígenas desocupam Dsei Leste e pedem substituição de servidores

Prédio do DSEI é destruído durante madrugada