Cotidiano

Empresas se reinventam para superar crise por conta da covid-19

O exemplo disso é uma empresa de confecção, que está com produção alta de máscaras de pano e roupas hospitalares

Em meio ao período de pandemia do coronavirus (Covid-19) e de isolamento social, onde o comércio encontra-se fechado por conta de decretos dos governos estadual e municipal, empresas da capital buscam se reinventar para sobreviver no mercado.

É o caso de um estabelecimento do segmento de confecção de uniformes como fardamento escolar, que funciona no bairro Liberdade, zona Oeste da capital, que tem focado o trabalho na produção de máscaras de pano laváveis e roupas hospitalares.

“No inicio da pandemia, nós havíamos suspenso as atividades e quando surgiu o pedido de rouparia, convocamos um número pequeno de funcionários e produzimos as roupas hospitalares. Quando terminamos isso, surgiu a demanda de máscaras e resolvemos aceitar esse pedido”, relembrou Ozanir Maia, sócia do estabelecimento.

De acordo com Ozanir, desde o inicio da pandemia, mais de 80 mil pedidos de máscaras de pano foram pedidas e a empresa agora trabalha com a meta de produzir três mil desses itens por dia. O produto é vendido a R$ 5 cada, na própria loja.

Muitos desses pedidos são feitos por cooperativas e empresas privadas, dentre construção civil, pizzarias, restaurantes, o comércio em geral, produtores rurais e outros clientes da empresa. Para suprir todos os pedidos, que era algo inesperado para toda a empresa, estão sendo traçadas algumas estratégias.

“Por enquanto, estamos com o quadro reduzido de funcionários, que estão suprindo a necessidade, mas assim que alguns funcionários que estavam de férias retornarem ao trabalho, nossa produção irá aumentar e poderemos da continuidade a confecção de outros pedidos de uniformes de empresas que já tínhamos e havíamos parado totalmente”, finalizou a sócia do negócio.