Cotidiano

Encceja ocorre no próximo dia 28 ; locais de provas estão disponíveis

O Inep é o órgão responsável pela organização do Encceja em todo Brasil

A prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ocorrerá no próximo dia 28 de agosto, em todo o País. O exame é a oportunidade para que todo jovem ou adulto que não concluiu as etapas escolares na idade certa possa obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio e dar continuidade em sua vida escolar.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável pela organização do Encceja em todo Brasil. As inscrições finalizaram em junho e puderam ser feitas gratuitamente por meio do site oficial.

A chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosângela Viana, faz um alerta aos candidatos.

“Informações sobre os locais de provas, somente através dos e-mails que foram informados durante as inscrições. E necessário que o candidato comece a olhar diariamente seus e-mails para verificar as informações corretas, entendendo que o Encceja é um exame a nível nacional e o Inep contrata uma empresa para aplicar a prova em cada Estado”, ressaltou Rosangela.

Serão quatro provas objetivas para o Ensino Fundamental, nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Línguas (Portuguesa e Estrangeira Moderna), Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Já nas provas de Ensino Médio serão abordadas Ciências da Natureza, Matemática, Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.  As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (Fundamental ou Médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. 

O horário da abertura dos portões será às 7h e o fechamento às 7h45. O início da prova está marcado para as 8h, com previsão de término para as 12h. À tarde, às 13h30, abrem-se os portões, que fecharão às 14h15. O início da prova será às 14h30, com previsão de término às 19h30. Esses são horários locais.

Sobre o Encceja

O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extra-escolar dos jovens e adultos. Sendo assim, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público.

Para ser aprovado no Encceja 2022 é preciso tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação – a pontuação da redação vai de 0 a 10.”

Para se inscrever na modalidade de Ensino Fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos e na modalidade de Ensino Médio, 18 anos completos.