Cotidiano

Encontro de iniciação científica tem 200 trabalhos inscritos

No evento haverá palestras, sendo que a primeira delas falará sobre a ‘Operação Acolhida’

O Centro Universitário Estácio da Amazônia realiza, na próxima semana, mais uma edição do Encontro de Iniciação Científica que deve reunir cerca de 600 estudantes já inscritos até o momento. O evento vai acontecer no campus da Estácio, de 5 a 7 de novembro, no horário das 14h às 22h.

Ao todo, 200 trabalhos acadêmicos e artigos científicos foram inscritos para 11ª edição do Encontro, que acontece todos os anos como uma oportunidade de dar visibilidade às produções científicas desenvolvidas pelos alunos e professores da Estácio.

A iniciativa também busca estimular o interesse dos alunos pelas ações de iniciação científica, que acabam colocando-os em contato direto com metodologias e procedimentos da produção científica.

A programação do evento inclui palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações dos trabalhos científicos que acontecerão em diversos pontos do campus da Estácio. Ao longo da semana quatro palestras vão acontecer no auditório do Centro Universitário, sendo que a primeira delas falará sobre a ‘Operação Acolhida’, projeto de atendimento aos imigrantes venezuelanos, coordenado pela Forças Armadas desde o ano passado.

No segundo dia, duas palestras estão confirmadas. A primeira inicia ás 17h e vai abordar a ‘Piscicultura em Roraima liderando o agronegócio: status, perspectivas e demandas’. A segunda palestra da noite será sobre ‘Inovação tecnológica e sustentabilidade no plantio de florestas’.

Ainda na quarta-feira, haverá uma mesa redonda, que vai receber professores da área de Tecnologia da Informação (TI) e um consultor de gestão empresarial para um bate papo sobre ‘Estratégia, inovação e tecnologia’. No último dia, quinta-feira, haverá a palestra ‘Qual a verdadeira cor do Novembro Azul’, que será apresentada pelo médico e professor Mário Maciel Júnior.

OFICINAS

No primeiro dia, 5 de novembro, estão confirmadas 11 oficinas, iniciando as 8h e as 14h. No dia 6 de novembro, serão oito oficinas, duas palestras e uma mesa redonda. No último dia, mais cinco oficinas e uma palestra encerram o encontro.

Excepcionalmente, duas oficinas da área de TI só irão acontecer no sábado, das 8h às 18h. Uma delas tratará de ‘Modelagem e implementação de sistemas de recomendação: crie sistema semelhante ao da Netflix’. A segunda oficina será sobre ‘Phyton com aplicações em processamento de imagens’.

Para consultar a programação completa, basta acessar https://www.even3.com.br/xieicea/ que as oficinas, palestras e mesa redonda estão divididas por dia.

A lista dos trabalhos científicos selecionados para participar do evento será divulgado dia 4 de novembro.

Este ano, a organização do encontro dividiu os assuntos dos trabalhos em trilhas: Estratégias e Tecnologia; Diretos humanos, constitucional e meio ambiente; Processos educacionais; e Prevenção, cuidado e tecnologia em saúde.